As transformações religiosas do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma Protestante, representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; um ajustamento de idéias e valores às transformações sócio-econômicas da Europa. Assinale a única alternativa correta acerca das conseqüências da Reforma: Escolha uma: 1. a diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos. 2. o rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias. 3. a expansão do poder político do papado devido à extrema importância atribuída à Bíblia. 4. a criação pela igreja protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
1. a diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos. ERRADA. As guerras religiosas se intensificaram.
2. o rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias. CORRETA. O cristianismo não era mais exclusividade da Igreja Católica. As práticas capitalistas cresceram (Ver "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo". Com tudo isto a monarquia se fortaleceu.
3. a expansão do poder político do papado devido à extrema importância atribuída à Bíblia. ERRADA. O papado foi enfraquecido.
4. a criação pela igreja protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte. ERRADA. A Companhia de Jesus é católica, criada por Santo Inácio de Loyola e monopolizaram o ensino na América do Sul.