Pedagogia, perguntado por ranatalautonrl, 1 ano atrás

As transformações pelas quais o mundo passou ao longo das últimas décadas trouxeram mudanças também para o campo educacional. O modo como a aprendizagem é construída, os novos recursos e o acesso à informação e ao conhecimento alteraram, inegavelmente, a estrutura do sistema de ensino. Assim, o modo como o cotidiano escolar é planejado também se modificou para atender às novas exigências do mundo contemporâneo. Você foi recentemente contratado para o cargo de coordenador pedagógico por uma escola religiosa, a qual conta, em seu corpo docente, com professores de idade avançada. Logo nas primeiras reuniões, eles deixam claro que não estão atualizados quanto às novas práticas pedagógicas nem acostumados a elaborar um plano de aula. Sem querer constrangê-los ou criar inimizades, visto que você ingressou faz pouco tempo na escola, você tem a brilhante ideia de incluir no planejamento anual momentos de formação do corpo docente, para trocas de experiências e debate sobre novas perspectivas. No entanto, já no primeiro momento de formação, cujo tema é o plano de aula, um dos professores, mais conservador e resistente a mudanças, enfrenta você dizendo que o plano de aula serve apenas para quem é inseguro, não domina o conteúdo e não sabe como dar uma aula. Diante de tal situação, contra-argumente a afirmação do professor, explicando a importância de existir um documento norteador, e cite três elementos essenciais do plano de aula, justificando a sua posição.

Soluções para a tarefa

Respondido por angelpercam2000
4

A respeito do plano de aula e sua importância para a prática docente, podemos afirmar:

  • A atividade docente não pode prescindir de um planejamento adequado ao exercício da profissão. Neste sentido, o plano de aula é um documento que não só orienta a prática da sala de aula, como também auxilia a melhor planejar e guiar as aprendizagens e vivências escolares.
  • Um professor, por mais que domine os temas inerentes à disciplina, deve manter uma conduta de organização dos conteúdos abordados em sala de aula, a fim de não permitir que a falta de planejamento comprometa o fluxo das atividades a serem estudadas.

Planejamento no espaço escolar

O planejamento no espaço escolar é uma forma de melhor organizar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem. Se um professor elabora seu plano de aula, está contribuindo para que a aprendizagem ocorra de maneira mais efetiva, já que vai ter à mão um meio de controlar as ações desenvolvidas em sala de aula. Para alunos com perfis diferentes, as metodologias precisam ser testadas, considerando que, em turmas de mesma série, os processos de ensino podem variar.

Saiba mais sobre educação e metodologia em:

https://brainly.com.br/tarefa/52684597

#SPJ2

Anexos:
Respondido por camiilinhaasantos
4

Resposta:

Explicação:

Padrão de resposta esperado

O plano de aula demanda reflexões sobre a realidade em que a comunidade escolar está inserida e sobre o grupo de alunos que será contemplado com esse documento norteador. Dessa forma, ele está relacionado muito mais aos mecanismos para conhecer o público-alvo do que para desenvolver as habilidades do professor.

Tal aproximação é necessária para atingir os objetivos de aprendizagem por meio de um processo significativo de ensino-aprendizagem. Para tanto, o plano de ensino passa por fases de elaboração, desenvolvimento e reflexão sobre os resultados alcançados (resultados que só podem ser analisados se previstos em um plano de aula).

Por isso, um dos elementos do plano de aula é chamado de objetivo, que desdobra-se em objetivos específicos, que atuarão como guias de todos os outros elementos.

O plano de aula deve ser construído com clareza e objetividade, tratando de responder às perguntas “o quê?" e "para quê?". O segundo elemento é chamado de tempo, ou seja, uma estimativa da duração das atividades propostas. Essas atividades devem ser planejadas utilizando a passagem do tempo por meio de hora/aula, e a sua potencialidade está em oportunizar ao professor refletir sobre o grau de importância de cada momento da aula planejada, como cinco minutos para uma conversa inicial e uma apresentação do que será realizado; 15 minutos para explicar um conteúdo; 20 minutos para realizar um trabalho em grupo; e 10 minutos finais de um tempo de aula para apresentar os trabalhos realizados.

O terceiro elemento, de extrema importância, é chamado de avaliação, que prevê os meios de acompanhamento e verificação do processo de aprendizagem do aluno, podendo ser usados diferentes instrumentos avaliadores que forneçam dados como dificuldades reveladas, desenvolvimento de habilidades, competências apresentadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

Perguntas interessantes