As transformações ocorridas na sociedade brasileira no Segundo Reinado, mais precisamente a partir de 1850, fizeram com que vários setores do país questionassem a política centralizadora do imperador, garantida pelo Poder Moderador.
Fonte: Diário Imperial. Disponível em:http://odiarioimperial.blogspot.com/. Acesso em 27, out. 2021.
Considerando as conjunturas que marcaram a criação do Poder Moderador e as consequentes influências deste Poder no processo de Proclamação da República, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
A aristocracia não foi prejudicada pelo fim da escravidão enquanto apenas que os indivíduos ligados às camadas urbanas reivindicavam mudanças.
Alternativa 2:
As propostas de Ouro Preto foram aceitas pelo Conselho de Estado e pela Câmara, que consideraram o pacote de reformas apresentado reformista e inovador.
Alternativa 3:
Os militares brasileiros estavam unidos em busca de um mesmo objetivo: salvar o Exército e garantir que este tivesse maior representatividade no novo regime.
Alternativa 4:
O Visconde de Ouro Preto propôs uma série de reformas em junho de 1889 que tinham por objetivo acalmar os ânimos dos liberais e conter o avanço do movimento republicano.
Alternativa 5:
Entre junho de 1889 e novembro do mesmo ano o movimento republicano buscou reafirmar o apoio dos militares ao fim da Monarquia, explorando os boatos de reformas que atingiriam o Exército de maneira desfavorável.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
Alternativa 4.
Explicação:
1º parágrafo, pág.102 do material de estudo da Unicesumar, História do Brasil: Império e República.
Respondido por
6
Resposta:F F F V
Explicação:
Perguntas interessantes
Contabilidade,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Administração,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás