As transformações ocorridas na arte, com o aparecimento de novos gêneros e formas artísticas, têm mudado a relação do público com a obra. Apresentações rápidas, surpresa e habilidade interpretativa fazem com que, num espaço informal, os observadores se tornem público de um espetáculo. Esse novo gênero artístico é denominado.
(A) Improvisação
(B) Performance
(C) teatro oficina
(D) ação dramática
(E) teatro de rua
Soluções para a tarefa
Forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música, na performance, de modo geral, não há participação do público. Na década de 1960, a performance art ou performance artística surge como uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que pode combinar teatro, música, poesia ou vídeo, com ou sem público. É característica da segunda metade do século XX, mas suas origens estão ligadas aos movimentos de vanguarda, o dadaísmo, futurismo, Bauhaus etc, no início do século XX. Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores. Em geral, segue um “roteiro” previamente definido, podendo ser reproduzida em outros momentos ou locais.
É realizada para uma plateia quase sempre restrita ou mesmo ausente e, assim, depende de registros – através de fotografias, vídeos e/ou memoriais descritivos – para se tornar conhecida do público.
Alternativa: B