As transformações nas instituições de ensino superior ocorreram, em especial, com o aumento expressivo de procura por matrículas. Somente no período de 2001 a 2010 houve um aumento de 100% nas matrículas, abrindo espaço para ampliar o quadro docente nas universidades. Qual é o perfil do docente que ingressa nas instituições de ensino superior nesse contexto de transformações?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bacharéis, profissionais autônomos com experiência em suas áreas de atuação, porém, sem conhecimento didático-pedagógico.
Explicação:
As transformações nas instituições de ensino superior ocorreram, em especial, com o aumento expressivo de procura por matrículas. Somente no período de 2001 a 2010 houve um aumento de 100% nas matrículas, abrindo espaço para ampliar o quadro docente nas universidades.
Qual é o perfil do docente que ingressa nas instituições de ensino superior nesse contexto de transformações?
a )
Profissionais autônomos com reconhecimento em suas áreas de atuação e que, embora bacharéis, apresentam exímio domínio didático.
b )
Bacharéis, profissionais autônomos com experiência em suas áreas de atuação, porém, sem conhecimento didático-pedagógico.
c )
Professores que já atuam há bastante tempo na educação básica, e, dessa forma, sua experiência docente os habilita a atuar no ensino superior.
d )
Professores da educação básica com bastante experiência docente, que passam a atuar no ensino fundamental, porém sem nenhuma experiência nesse nível de ensino.
e )
Professores, mestres e doutores, cuja qualificação pedagógica supera os conhecimentos específicos da área de atuação profissional.
O perfil do docente que ingressa nas instituições de ensino superior nesse contexto de transformações é o seguinte: "Bacharéis, profissionais autônomos com experiência em suas áreas de atuação, porém, sem conhecimento didático-pedagógico".
Sobre o conhecimento didático-pedagógico
- Entende-se como conhecimento didático-pedagógico aquele que capacita um profissional para o exercício da docência.
- Nesse sentido, no caso de profissionais que são apenas bacharéis com experiência prática em suas áreas profissionais falta conhecimento didático-pedagógico.
- Isso porque nos cursos de bacharelado em geral não há disciplinas de didática, diferente do que ocorre nas licenciaturas.
Mais sobre conhecimento didático-pedagógico: https://brainly.com.br/tarefa/51229456
Bons estudos!