As transformações das concepções de nação que se intensificaram a partir da década de 1990, que visavam a uma ampliação nas relações de mercado multinacional, rompendo fronteiras econômicas, culturais, políticas, educacionais e sociais, fazem parte do fenômeno da globalização e trouxeram consequências, também, para o campo educacional. Especialistas têm discutido, ao longo dos últimos anos, a respeito das relações entre a globalização e a política educacional em nosso País. Há aproximadamente 30 anos, as consequências dessa nova tendência são analisadas para identificar quais impactos recaíram sobre as práticas educacionais no Brasil.
Você é um pedagogo e foi convidado por um colega da mesma área para fazer uma pequena participação em uma mesa redonda de universidade, cujo tema é “A globalização e a política educacional”. A partir do planejamento entre os participantes, você ficou incumbido de falar sobre as relações entre a globalização e as políticas de avaliação.
Assim, elabore, brevemente, um texto sobre a sua fala e comente quais transformações ocorreram no que se refere aos aspectos avaliativos nos sistemas de ensino de todo o País.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As relacçoões entre a globalização as políticas educacionaisos e os sistemas de ensino passaram a contar com avaliações externas, tendo como principal objetivo realizar um dianostico diagnóstico do sistema, avaliando o desempenho das unidades de ensino por meio de diferentes exames.
Tais avaliações passaram a ser implementadas como política governamental pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, vinculado ao Ministério da Educação.
No decorrer dos anos aeducaçaão vem sofrendo mudanças sociais e políticas e na última década principalmente no aspecto cultural com as tecnologias enfatizando uma nova era de educação digital onde o texto sem contexto perde o sentido e a imagem ganhando uma configuração de velocidade na compreensão do estudo para a nova geração
Explicação:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
A partir das relações entre a globalização e as políticas educacionais, os sistemas de ensino passaram a contar com avaliações externas, com o objetivo de fazer um diagnóstico do sistema educacional brasileiro, avaliando o desempenho das unidades de ensino por meio de diferentes exames, tais como o Exame Nacional do Ensino Médio e o Sistema de Avaliação da Educação Básica, transformando, significativamente, o cotidiano escolar. Tais avaliações passaram a ser implementadas como política governamental pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, vinculado ao Ministério da Educação.