Biologia, perguntado por anandasoares1, 6 meses atrás

As toxinas bacterianas são substâncias capazes de causar danos ao organismo animal. Podem ser classificadas como endotoxinas e exotoxinas. As toxinas são definidas como substâncias solúveis, usualmente de natureza protéica, que alteram o metabolismo normal da célula ou tecido hospedeiro com efeitos deletérios nos mesmos.

As endotoxinas possuem atividades biológicas diversificadas e complexas. Podem se ligar a diversos tipos de células do organismo, principalmente às proteínas séricas específicas, as LBPs, provocando uma resposta do organismo, o que pode finalizar em uma septicemia em humanos. Sua produção está presente no LPS da membrana externa da parede celular, sendo liberado somente após destruição da bactéria.



Assinale a opção correta acerca das características de toxinas bacterianas que propiciam sua utilização em microrganismos geneticamente modificados para a obtenção de armas biológicas.

A.
O fato das exotoxinas serem secretadas impede que altas concentrações sejam alcançadas no interior dos microrganismos modificados geneticamente, comprometendo o efeito tóxico no sítio de infecção.

B.
As endotoxinas são pouco utilizadas em organismos geneticamente modificados, pois estão presentes em um restrito grupo de bactérias gram-positivas.

C.
Por serem altamente tóxicas, as exotoxinas são pouco utilizadas em microrganismos geneticamente modificados, pois se acumulam no interior de células microbianas levando-as à morte.

D.
nenhuma das alternativas

E.
A sensibilidade das exotoxinas ao calor impede sua completa toxicidade, o que explicaria o fato de que a febre no hospedeiro infectado causaria a inativação delas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

A grande maioria das exotoxinas são muito sensíveis ao calor e desnaturam a partir de determinada temperatura, é por isso que a febre consegue resolver esse problema em boa parte dos casos (alternativa E).

O problema da febre é que ela também desnatura as proteínas do organismo, levando a danos severos, e febres acima de 40ºC são altamente perigosas, já que levam a desnaturação de proteínas do sistema nervoso, causando lesões irreversíveis caso a febre se torne crônica.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes