As terras agrícolas se dividiam em reserva (ou manso) senhorial e servil. Estabeleça comparações entre elas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As terras do feudo eram de propriedade do senhor feudal, porém possuíam uma divisão bem determinada. As terras do manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal. Porém, os servos eram convocados para trabalharem de 2 a 3 dias por semana nesta terra, sendo que toda produção era destinada ao senhor feudal.26 de mar. de 2018
Explicação:
espero ter ajudado se não ajudei I'm sorry
A divisão das terras agrícolas em reserva (ou manso) senhorial e servil fazem referência ao feudalismo, um antigo sistema político, econômico e social comum na Idade Média.
A base do feudalismo eram os feudos, as enormes propriedades de terra. Feudos poderiam ser um benefício aos nobres entregues por reis, por meio de doações. Eram compreendidos como grandes áreas territoriais. Esses feudos pertenciam aos senhores feudais, que eram os nobres.
Para que houvesse uma maior organização nas terras feudais, elas eram divididas entre três categorias: manso senhorial, manso servil e manso comunal.
- Manso senhorial era mais ou menos a metade das terras, que era destinada aos senhores feudais, isto é, os alimentos que eram produzidos ali eram entregues a eles.
- Manso servil era dividido entre parte destinada ao senhor feudal e outra aos servos. Na parte dos servos, eles conseguiam retirar os alimentos destinados a si próprio, para poder lucrar e pagar os tributos impostos.
- Manso comunal compreendia todos os terrenos da propriedade. Em sua maioria, eram os bosques e pastos.
Veja mais sobre a divisão dos feudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/2505965