As terminologias contábeis são de suma importância, uma vez que as informações geradas devem comprometer-se com a realidade da organização, propiciando uma base segura de dados, para que o gestor possa tomar decisões. Para tanto, é imprescindível que os usuários destas informações saibam diferenciá-las. Assim, pode-se afirmar que as terminologias são instrumentos necessários para a boa comunicação entre os diversos usuários, justificando a importância de se conhecer o seu real significado. Algumas empresas, diariamente, na prática, costumam tratar com o mesmo significado os custos e as despesas, por acharem que na realidade possuem a mesma definição, mas isso não é verdade, pois as duas terminologias possuem significados diferentes, embora ambas possam ser tratadas como gasto. Elaborado pelo professor, 2020. No material da disciplina, bem como nas aulas, são citadas várias terminologias contábeis que são essenciais para a comunicação no ambiente empresarial. Pede-se: a) Descreva ao menos 3 dessas terminologias destacando a importância em conhecê-las. b) Considerando uma empresa comercial (supermercado, farmácia, ...) identifique 03 terminologias utilizadas na gestão de custos e exemplifique a aplicabilidade em cada uma delas. c) Considerando uma empresa prestadora de serviços (advocacia, escritório contábil, consultoria, ...) identifique 03 terminologias utilizadas na gestão de custos. e exemplifique a aplicabilidade em cada uma delas.
Soluções para a tarefa
Toda profissão tem terminologias específicas. As terminologias contábeis são características da contabilidade e são instrumentos necessários para a boa comunicação.
Letra A
3 dessas terminologias que são importantes conhecer no ambiente empresarial são:
- gasto = saída de recurso do caixa da empresa
- custo = gasto diretamente necessário ao funcionamento da empresa
- despesa = gasto indiretamente necessário ao funcionamento da empresa
Letra B
Em uma empresa comercial algumas terminologias utilizadas na gestão de custos são:
- despesa com pessoal - para se referir aos gastos com folha de pagamento
- desperdício - quando ocorre um gasto que poderia ser evitado
- perda - quando ocorre um gasto devido a algo imprevisto
Letra C
Em uma empresa prestadora de serviço algumas terminologias utilizadas na gestão de custos são:
- desembolso - para se referir ao dinheiro que sai do caixa
- custo fixo - para se referir a gastos que se repetem todos os meses no mesmo valor
- custo variável - para se referir a gastos que mudam de valor e de frequência entre os meses
Resposta:
Provavelmente, uma das polêmicas em relação às terminologias da contabilidade de custos refere-se à distinção entre custos e despesas. De modo geral, os custos são aqueles que vão para as prateleiras, sendo armazenados nos estoques. Já as despesas estão associadas ao período, ou seja, não repercutem, diretamente, na elaboração dos produtos ou serviços prestados.
Com base nas informações acima, avalie as afirmações a seguir:
I. Juros, variações cambiais e correções monetárias decorrentes do financiamento de compra de matérias primas devem ser considerados como parte do custo do produto elaborado por ela.
II. Ao fazer uso de seus equipamentos fabris para a construção de um cofre para uso próprio, uma empresa deve tratá-lo como despesas.
III. Não se confunde perda com despesa, uma vez que a primeira envolve os conceitos de imprevisibilidade e involuntariedade.
IV. Valores abaixo de R$ 50,00 sempre serão considerados despesas.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Explicação:
III, APENAS (CORRIGIDO PELO AVA)