As terapias complementares e/ou integrativas são práticas cada vez mais utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Aplicadas em conjunto com a medicina convencional ou não, tais práticas visam a manutenção da saúde, prevenção e tratamento de doenças físicas ou mentais de maneira integrativa e podem ser incorporadas em vários atendimentos como na farmácia, na podologia, na enfermagem, na biomedicina, na nutrição, na fisioterapia, na gerontologia e outros, agregando e potencializando a melhora na qualidade de vida da população.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando as informações apresentadas e todo o conteúdo disponibilizado, avalie as afirmações a seguir:
I. Uma vez que se trata de uma técnica não invasiva, as leis determinam que as terapias integrativas não possuem contraindicações ou restrições e podem ser aplicadas de forma indiscriminada.
II. As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são recursos discutidos de forma recorrente pela Organização Mundial da Saúde, iniciando no SUS desde 1980, mas que não era considerada como ciência.
III. Sobre as PICs, em 2017, saiu uma portaria, onde foi reduzido o número de práticas ofertadas pelo SUS de quinze para cinco. A publicação dessa segunda portaria gerou reações contrárias por parte de instituições científicas.
IV. As PICs tornaram-se um tema de grande relevância na área da Saúde e da Saúde Pública, tendo sido objeto de diferentes estudos que abrangem desde sua implementação, regulamentação e avaliação, com seus desafios, até seus benefícios e estudos clínicos.
V. No Brasil, no ano 2006, através de uma política pública chamada Plano Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), tais práticas foram legitimadas para serem ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como forma complementar e integrativa de tratamento e cuidado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
III e V, apenas.
Alternativa 5:
IV e V, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: ALTERNTIVA 5
Explicação: SOMENTE 4E5 ESTAO CORRETAS
Respondido por
2
De acordo com as terapias complementares, podemos afirmar que as afirmativas corretas são a IV e V, apenas. Para melhor compreender, vamos analisar as que estão erradas:
- I) A não-invasão não é um fator determinante para que não haja contraindicação nas aplicações das técnicas. Elas vão variar de acordo com o tipo de paciente e com cada caso à elas atribuído;
- II) Estas práticas surgiram nos anos setenta (ou seja, antes do sistema único de saúde) e foram apresentadas a partir da conferência nacional de ciência, sendo considerada como uma ciência;
- III) Isso não aconteceu. O que ocorreu neste ano foi a consolidação das normas os atos e os serviços de saúde do SUS.
Ou seja, a alternativa correta é a 5.
Benefícios das terapias integrativas e complementares
Através delas, os pacientes usufruem de um bom relaxamento e sensação de saúde pois elas visam aliviar as dores e a ansiedade, reduzindo de forma significativa os sinais e sintomas de doenças, fortalecendo o seu sistema imunológico.
Espero ter ajudado! Aprenda mais sobre terapias alternativas em https://brainly.com.br/tarefa/32283925
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Artes,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás