Sociologia, perguntado por fergoncalves152, 6 meses atrás

As teorias universalistas e relativistas surgem como teorias polarizantes, e os debates e as críticas apontadas entre ambas parecem estar longe de um denominador comum. Acerca deste embate, não é correto afirmar que:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

Somente a alternativa IV está correta. O olhar relativista faz parte do desenvolvimento social a partir da antropologia, que visou estudar os diferentes tipos de grupos bem como sobrepor as teorias etnocêntricas que colocam algumas culturas "acima" das outras.

Como observamos a prática relativista?

A prática relativista é uma concepção antropológica que anda na contramão do etnocentrismo, ou seja, ela visualiza as diferentes culturas sem julgamentos, ou discriminação por etnia, gênero ou organização social.

Por fim, a diversidade cultural é basicamente o que define as diferenças entre as culturas.

Mais sobre as teorias universalistas:

https://brainly.com.br/tarefa/13397054

As alternativas:

I- Para alguns relativistas, a visão universal dos direitos humanos é fundamentada em uma postura antropocêntrica, tomando como única uma visão de mundo que não é compartilhada por todas as culturas.

II- Aos olhos universalistas, o relativismo cultural apresenta-se como um exercício intelectualmente irresponsável e falacioso, porque toma as práticas próprias das diferentes culturas como um dado, colocando o “ser” antes do “dever ser”.

III- O discurso universalista entende que o contexto cultural existe, e é fundamental para a configuração da identidade individual, e este contexto cultural está acima da identidade primária de todos os homens, os quais não comungam da mesma natureza, que é a humana.

IV- Os relativistas questionam a pretensão de se estabelecer valores universais, por considerarem que os valores culturais surgem das diferentes concepções de mundo, e essas variam de acordo com cada cultura.

Somente II Somente I Somente IV Somente III

Anexos:
Perguntas interessantes