As teorias marxistas trazem à disciplina das relações internacionais novas perspectivas de análise dos contextos internos e externos aos Estados. Suas contribuições vão além da dimensão ideológica, e constituem-se como fontes importantes de entendimento de questões até então negligenciadas pelas teorias tradicionais da disciplina das relações internacionais.
Acerca das teorias marxistas e suas contribuições para as análises da política internacional, analise as sentenças abaixo:
I. Os marxistas, assim como os realistas, subordinam a questão econômica à política e à busca pelo poder no sistema internacional;
II. As abordagens marxistas estabelecem relações entre a política e a economia, e constituem contribuições importantes da Economia Política Internacional às relações internacionais;
III. Teóricos marxistas vão além do questionamento acerca das razões da guerra no sistema internacional, e se debruçam sobre as relações entre interesses nacionais e classes dominantes.
Após a análise cuidadosa das sentenças acima, assinale a alternativa correta em relação às abordagens marxistas das relações internacionais:
A
As sentenças I e III estão corretas;
B
As sentenças II e III estão corretas;
C
As sentenças I e II estão corretas;
D
Apenas a sentença III está correta;
E
Apenas a sentença II está correta;
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
II e III estão corretas.
A teoria central de Marx gira em torno da divisão social e das lutas de classe, como podemos entender:
O capitalismo é a linha econômica que tem a burguesia como detentora do acúmulo de capital, e, maior controladora das atividades;
Com isso, o proletariado, pode ser entendido como os trabalhadores que necessitam de um salário para sua sobrevivência, estando fadado a pobreza enquanto a burguesia detém a maior parte daquilo que o trabalhador produz.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Música,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás