Geografia, perguntado por Mayra02, 5 meses atrás

as teorias demográficas tem um propósito claramente analítico a respeito da dinâmica populacional, sendo assim, de que forma as proposições dessas diferentes teses sobre a população devem ser comparadas e julgadas quanto à sua aplicabilidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por pamqueca
0

Essas teorias precisam ser analisadas de acordo a evolução da população ao longo do tempo e os fatores sociais e econômicos que interferem nessa população.

Teoria Malthusiana

Nesta teoria, Malthus defende que a população cresce mais rápido do que a oferta de alimentos, o que contribui para a acentuação da pobreza e fome no mundo, sendo necessário medidas conservadores para população mais pobre. Pela sua formação religiosa, Malthus acreditava que os mais pobres deveriam receber um "controle moral", com abstinência sexual e supressão de casamentos.

Essa teoria caiu por terra, uma vez que colocava a culpa da fome e miséria foi colocada sobre a população mais pobre, não considerando que os recursos disponíveis iriam acelerar a produção de alimentos de maneira exponencial.

Teoria Neomalthusiana

É uma teoria advinda da malthusiana, a qual se baseia no acelerado crescimento populacional ocorrido em países subdesenvolvidos a partir do século XX. Esse grande crescimento desviaria os recursos a serem investidos no desenvolvimento econômico dos países para outras áreas, como saúde e educação. Para os defensores desta teoria, a solução para isso seria a anticoncepção e planejamento familiar para reduzir esse crescimento.

Contudo, esta teoria colocava a culpa da superpopulação nos mais pobres, não considerando o grande consumo de recursos naturais promovidos pelos países "mais ricos".

Teoria Reformista

É conhecida como teoria marxista, contrapondo-se às teorias malthusiana e neomalthusiana. Nesta teoria defende-se que o acelerado crescimento demográfico é consequência da pobreza do mundo, do subdesenvolvimento. A falta de recursos, educação de qualidade e infraestruturas adequadas (como pouco acesso aos métodos contraceptivos) aos países mais pobres elevam a escassez e desigualdades.

Para isso, os reformistas propunham maior atuação do Estado para criação de políticas públicas para promover melhor distribuição de renda e fornecer melhor qualidade de vida a população.

Teoria da Transição Demográfica

É uma das mais utilizadas nos dias de hoje, indicando que a população não cresce de forma constante e contínua. Na realidade, a população cresce em fases, que passam por uma explosão demográfica e passam por um período de estagnação de crescimento.

Defende que a taxa de fecundidade é variável, sendo influenciada pelo crescimento econômico do país e seus índices de desenvolvimento.

Na primeira fase, esta teoria acredita que há uma alta taxa de natalidade e mortalidade.

Na segunda fase, pelo avanço científico na medicina e saúde pública, há uma queda da taxa de mortalidade da população, levando a um crescimento populacional acelerado (explosão demográfica).

Na terceira fase, há uma redução gradual da taxa de natalidade, diminuindo a taxa de crescimento populacional.

Na quarta fase, há uma queda da natalidade e mortalidade, estabilizando o crescimento populacional.

Entenda mais sobre teorias demográficas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4537144

#SPJ1

Perguntas interessantes