Pedagogia, perguntado por trabalhosacademicosf, 6 meses atrás

"as teorias cognitivo-evolutivas abordam o desenvolvimento das atitudes morais em estágios, ou seja, baseiam-se no pressuposto de que há uma organização sequencial vinculada à idade. Para essas teorias, que têm na figura de Jean Piaget um dos autores de maior relevância, os indivíduos desenvolvem seus sistemas conceituais nas suas interações com o meio"

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por BrenoSousaOliveira
10

Resposta:

Resposta correta: V V V

Explicação:

O desenvolvimento da moral é um assunto amplamente debatido tanto na filosofia como na sociologia. Saber como ela se desenvolve dentro e fora de nós sempre foi um desejo a ser compreendido pelos estudiosos.

Um desses estudiosos (Piaget) defendia que o senso crítico da moral era dividido em três etapas: Anomia, heteronomia e autonomia.

Cada uma dessas etapas consiste em: Anomia= O indivíduo não tem a ciência do que é certo ou errado, toma para si apenas aquilo que lhe foi colocado como algo certo.

Heteronomia= O indivíduo passa a entender o que é o certo e errado, mas pratica atos morais não por sua vontade.

Autonomia: O indivíduo agora consciente de seus atos, realiza ações morais por vontade própria.

Respondido por larissamagrani
6

As fases do desenvolvimento intelectual para Piaget são quatro e apresentam as seguintes características: LETRA E (V-V-V).

  • Período Sensório-Motor: neste período, a criança tem de 0 a 2 anos e elas não possuem conhecimento dos objetos que estão ao redor e se comunicam por meio de impressões e sentidos. Elas se guiam, apenas, pela força motora e sensível.

  • Período pré-operatório: fase das crianças de 2 a 7 anos. Neste período, as crianças apresentam contato com a linguagem e se relacionam com a sociedade. A partir desse período, as crianças conseguem representam aquilo que veem, conhecem aquilo que fora experienciado com os sentidos e conseguem exteriorizar, na fala, o que desejam e, assim, já conseguem se comunicar com os sujeitos.

  • Período das operações concretas: Idade - 7 a 11 ou 12 anos. Nesta fase, a criança não mais cria representações, mas já consegue pensar de modo lógico e organizacional. Assim, cria sentimentos e afetividade com amigos e com seus familiares.
  • Período das operações formais: de 12 anos em diante. Neste último estágio, o adolescente consegue aplicar seus conhecimentos em nível ético e moral, pensando nas consequências de seus atos e se vendo como sujeito livre e ativo. Assim, suas funções imagéticas já estão desenvolvidas e suas ações, aprimoradas.

Link: brainly.com.br/tarefa/24431746

Anexos:
Perguntas interessantes