As tendências pedagógicas progressistas se constituem em um conjunto de duas tendências pedagógicas: Libertadora e Histórico-Crítica. As suas teorias norteiam o processo de ensino e de aprendizagem até os dias atuais. Apesar de ambas permearem a modalidade de EJA, terem similaridades, e possuírem como marco a modificação do quadro político frente as lutas sociais por maior democratização no Brasil, elas possuem certas especificidades. A partir do exposto, analise as alternativas a seguir e assinale a correta. Alternativas Alternativa 1: A Tendência Pedagógica Histórico-Crítica possuía forte relação com os aspectos históricos, como indica sua nomenclatura, apesar de ser dissociada com a cultura, originando a perspectiva dialética. Alternativa 2: Na Tendência Libertadora, para alfabetização de adultos, sobretudo, Paulo Freire expõe a forma como a educação era realizada, ou seja, autoritária, sem participação democrática dos alunos. Alternativa 3: Tanto a tendência Libertadora quanto a Histórico-Crítica podem ser utilizadas na EJA, contudo, considerando que o método utilizado nas instituições é o de Paulo Freire, o correto é seguir apenas a Libertadora. Alternativa 4: A Tendência Histórico-Crítica possui como objetivo o resgate da importância da escola, a reorganização do processo educativo, ressaltando o saber sistematizado e para além dele, sobretudo na EJA, considerando as diferentes realidades e especificidades dos alunos. Alternativa 5: A Tendência Libertadora, muito conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, foi desenvolvida com as contribuições deste educador que revolucionou a alfabetização dos adultos, voltado para a luta e a organização da classe oprimida, mas que não obteve destaque de seu método para a EJA
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A Tendência Histórico-Crítica representa uma importante concepção pedagógica, a qual é considerada dentro da modalidade EJA, em virtude de sua capacidade de se projetar a realidade destas pessoas (Alternativa 4).
Tendência Histórico-Crítica na EJA
A modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA) representa uma importante modalidade dentro do meio educativo, cuja Tendência Histórico-Crítica se aplica diretamente.
Esta tendência preconiza a relação da educação com aspectos culturais e históricos, o que se alinha com a perspectiva da EJA, ao ressaltar a importância de se valorizar o ensino a pessoas que não tiveram oportunidades acadêmicas quando mais jovens, além de reinseri-los à sociedade.
Mais sobre Tendência Histórico-Crítica: brainly.com.br/tarefa/24754305
Anexos:
Perguntas interessantes