As tecnologias favorecem o diálogo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
lógico, pois com os avanços dela as pessoas se comunicam mais rápido e fácil, e isso ajuda muito
TECNOLOGIA: ALIADA OU INIMIGA DO DIÁLOGO?
Em um mundo marcado pela realidade mista, a tecnologia aparece como ferramenta para a manutenção das relações, a promoção de diálogos e a transformação social.
A comunicação é um elemento inseparável da sociedade e de todos os processos ligados ao conhecimento e interatividade social. Com o surgimento e a proliferação de novas tecnologias, tudo e todos transmitem conteúdos e significados, em suas possíveis combinações e trocas simbólicas. A maioria se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos fisicamente palpável os conteúdos, por meio da digitalização e da comunicação em redes para a captação, transmissão e distribuição das informações.
Em outras palavras, a tecnologia reduziu as fronteiras que separam as pessoas das informações, ainda que nenhum outro meio possa ser percebido como mais natural do que o contato face a face. Nesse contexto, muito se fala sobre cibridismo, isto é, uma realidade mista, de simbiose entre o “eu físico” e o “eu digital”, mas o quanto isso pode ser considerado “bom” ou “ruim” para o diálogo?
Não há como negar a tecnologia como uma facilitadora: matar a saudade à distância, trabalhar remotamente e acessar informações em cliques são alguns exemplos de como ela se coloca como aliada das trocas, trazendo consigo novos códigos em paralelo às palavras, como figurinhas, GIFs e emojis, que permitem expressar emoções ainda que o emissor não esteja efetivamente sendo visto e garantindo a compreensão da mensagem.
A tecnologia pode ser vista também como encorajadora. Ao ignorar o impacto da mensagem e a possibilidade de rastreabilidade, muitos se valem do anonimato e falsa sensação de segurança para se manifestar e se posicionar de forma ofensiva ou violenta, comportamento que muito provavelmente não seria o mesmo em um embate presencial.
Espero ter ajudado em alguma coisa ^^