“As técnicas de separação, tais como a cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), a cromatografia gasosa (GC) e a eletroforese capilar (CE), são perfeitamente adequadas para a análise de amostras contendo inúmeros componentes. No entanto, a determinação de analitos presentes em matrizes complexas, tais como plasma, soro, sangue total, homogenatos de tecidos, saliva ou urina, geralmente requer processos prévios de preparação das amostras bem elaborados.1 Vários motivos justificam estes procedimentos, destacando-se a necessidade de eliminação prévia de parte dos componentes devido à complexidade das matrizes biológicas, a existência de proteínas que podem adsorver nas colunas cromatográficas ou nos capilares, além da necessidade de uma etapa de concentração das substâncias a serem analisadas, geralmente presentes em nível de traços. As técnicas mais comumente utilizadas para extração e/ou pré-concentração de compostos presentes em fluidos biológicos são a extração líquido-líquido (LLE) e a extração em fase sólida (SPE)” (OLIVEIRA et al., 2008).
De acordo com o texto, marque a alternativa que descreve corretamente os principais aspectos referentes as técnicas de extração líquido-líquido e a extração em fase sólida.
A) A extração em líquido-líquido é uma técnica ideal de preparação de amostras, sendo mais eficiente do que a extração em fase sólida.
B) A extração líquido-líquido é utilizada após extração em fase sólida, pois trata-se de uma técnica muito mais sensível.
C) A extração em fase sólida é considerada tecnologia verde, pois não utiliza reagentes orgânicos.
D) A extração em fase sólida é empregada apenas para ensaios preparativos.
E) A extração líquido-líquido é considerada uma tecnologia verde, pois nela não são utilizados reagentes tóxicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
C- A extração em fase sólida é considerada tecnologia verde, pois não utiliza reagentes orgânicos.
Perguntas interessantes