Biologia, perguntado por giiza31, 11 meses atrás

"As técnicas de preparo de cavidades e de restauração são bastante dificultadas pela presença dos tecidos moles da boca, língua e pela presença de saliva. Para executar um correto exame dos dentes e da cavidade bucal (exame clinico) e para executar os procedimentos restauradores, o dentista precisa adequar o campo operatório, diminuir ou eliminar a umidade, afastar e proteger os tecidos moles, reduzir a contaminação, proteger o paciente da aspiração, de deglutir pequenos objetos ou fragmentos do remanescente dentário ou de materiais odontológicos e facilitar o acesso e a visulização dos dentes, através de conjunto de procedimentos conhecido como isolamento do campo operatório, que pode ser relativo e absoluto".

Considerando essa contexto, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
Para fazer o isolamento absoluto é necessário: espelho, pinça clínica; explorador; espátula de inserção no. 1, rolete de algodão, sugador descartável e afastadores.

b.
O isolamento relativo nos procedimentos restauradores está indicado para os pacientes alérgicos ao latex, em dentes parcialmente erupcionados que impedem a instalação do isolamento absoluto; nos procedimentos de curta duração como restaurações provisórias; nas lesões cervicais múltiplas; em procedimentos que requerem uma visão ampla da parte estética; nos casos de facetas estéticas em dentes anteriores.

c.
Isolamento relativo apresenta como desvantagens: assegurar a retração e proteção dos tecidos moles, o acesso e visibilidade, a proteção do paciente evitando aspiracão e deglutição de pequenos objetos, proteção do operador e equipe auxiliar, diminuindo a dispersão de microorganismos, e proporcionando menor eficiência operatória e restauradora com prejuízo das propriedades dos materiais dentários.

d.
Isolamento absoluto é realizado para procedimentos que requeira campo seco; quando não se necessita redução da contaminação, como por exemplo, no momento da remoção da dentina cariada, durante o prepare cavitário.

e.
Isolamento relativo visa afastar os tecidos moles, controlando facilmente a umidade, e por isso é indicado para a realização do exame clínico, nas diferentes especialidades; na aplicação tópica de géis ou espumas de flúor e em alguns casos de cimentação de restaurações indiretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por RaphaelPires
38

O isolamento relativo nos procedimentos restauradores está indicado para os pacientes alérgicos ao latex, em dentes parcialmente erupcionados que impedem a instalação do isolamento absoluto; nos procedimentos de curta duração como restaurações provisórias; nas lesões cervicais múltiplas; em procedimentos que requerem uma visão ampla da parte estética; nos casos de facetas estéticas em dentes anteriores.

(Realmente corrigido pelo AVA)

Respondido por vchinchilla22
0

Com referência às técnicas de preparo cavitário e restauração, a alternativa correta é a letra b).

O isolamento relativo nos procedimentos restauradores está indicado para os pacientes alérgicos ao látex, em dentes parcialmente erupcionados que impedem a instalação do isolamento absoluto; nos procedimentos de curta duração como restaurações provisórias; nas lesões cervicais múltiplas; em procedimentos que requerem uma visão ampla da parte estética; nos casos de facetas estéticas em dentes anteriores.

O que e isolamento relativo?

O isolamento dentário permite superar obstáculos durante o ato da cirurgia odontológica como: saliva, sangue, língua, entre outros. O isolamento do campo operatório é uma manobra odontológica para garantir as condições bucais mais favoráveis ​​para a intervenção nos tecidos e a sua posterior restauração.

O isolamento parcial ou relativo é uma técnica de isolamento que utiliza diferentes elementos para separar os tecidos moles orais do dente a ser tratado, como rolos de algodão, separadores labiais ou mordaças bucais. É usado em associação com um sistema de aspiração de saliva.

O principal objetivo desse isolamento é evitar que o fluxo de saliva atinja e contamine os preparos dentários, baseia-se na colocação de elementos absorventes no interior da cavidade oral, como rolos de algodão, que absorvem a saliva e um aspirador de pó para eliminar fluidos em excesso.

Este procedimento fornece apenas um isolamento eficaz a curto prazo e os rolos de algodão devem ser trocados continuamente.

Saiba mais sobre preparos cavitários em: https://brainly.com.br/tarefa/25774742

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes