As taxas específicas de mortalidade por causa são calculadas pela divisão do número de óbitos ocorridos por determinada causa e a população exposta, multiplicando-se o resultado por 100.000. Conhecendo sua representação matemática, assinale a alternativa correta em relação à mortalidade por causa:
Escolha uma:
a. A proporção de óbitos em que a causa básica é classificada como “mal definida” é um dos indicadores da alta qualidade do preenchimento da declaração de óbito.
b. Erros no preenchimento da causa básica do óbito na declaração de óbito ainda existem e comprometem a qualidade dos dados de mortalidade por causas.
c. Assim como as medidas de mortalidade geral e mortalidade infantil, as várias taxas de mortalidade por causas não podem ser reveladoras das condições gerais de saúde da população.
d. No Brasil, a declaração de óbito padronizada foi adotada em 1976, mas ainda não está implantada em todo o território nacional.
e. Para esse indicador, não é importante que se conheça o instrumento de registro de óbitos e da causa de morte na declaração de óbito.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta correta: letra b
Erros no preenchimento da causa básica do óbito na declaração de óbito ainda existem e comprometem a qualidade dos dados de mortalidade por causas.
Explicação:
Erros no preenchimento da causa básica do óbito gera uma produção equivocada de dados sobre a mortalidade, o que atrapalha muito na produção de estudos epidemiológicos sobre a mortalidade que poderiam ajudar a diminuir a mortalidade (alternativa B).
A expectativa do brasileiro e a importância dos dados sobre a mortalidade:
Houve um grande aumento da expectativa de vida do brasileiro graças aos estudos epidemiológicos, entre eles, o estudo dos dados de mortalidade no Brasil.
O aumento da expectativa de vida do brasileiro é um sinal de desenvolvimento nacional, indica que os problemas de saúde e sociais estão diminuindo, e a epidemiologia ajuda a evidenciar isso.
Venha estudar mais sobre a mortalidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/6330025