Geografia, perguntado por leandrasouzapereira2, 10 meses atrás

as taxas de crescimento demografico europeu estao proximas de zero. quais paises que vem apresentando taxas negativas nos ultimos anos?

Soluções para a tarefa

Respondido por krafaela992
0

Resposta:

deficit demográfico é um termo utilizado nos estudos sobre as populações para caracterizar aqueles territórios ou regiões que possuem um crescimen

O deficit demográfico da Rússia é um dos exemplos mais comumente utilizados para ilustrar a questão dos países que perdem população. No caso russo, essa ocorrência está diretamente associada às transformações políticas e econômicas pelas quais o país vem passando desde o colapso da União Soviética no início da década de 1990.

No decênio em questão, além da profunda crise econômica pela qual o país passou, foi vivenciado um período de muitas incertezas em virtude da transição política para a abertura ao capitalismo e à economia de mercado, com o declínio do modelo de desenvolvimento com base em uma economia planificada. Com isso, a Rússia seguiu uma tendência histórica de diminuição nas suas taxas de natalidade, o que se agravou com a baixa expectativa de vida entre os homens, que não ultrapassava os 63 anos em 2010, ao passo que, entre as mulheres, a expectativa era de 75 anos.

O Japão é mais um dos países com baixo crescimento demográfico e está diante da iminência de um intensivo deficit para os próximos anos. Em 2005, o número de habitantes aumentou em apenas 280 mil pessoas, o menor valor registrado em todo o período do pós-guerra. O país vem procurando medidas para conter essa tendência a fim de diminuir a expectativa de recessão econômica futura como resultado desse cenário.

Essa realidade está ligada à perspectiva da transição demográfica, que obedece à seguinte sequência:

1) alta mortalidade e natalidade com crescimento vegetativo baixo;

2) queda na mortalidade e elevação abrupta no crescimento demográfico;

3) desaceleração do crescimento em razão da queda das taxas de natalidade;

4) Estabilização demográfica pelo relativo equilíbrio entre mortalidade e natalilidade.

Outros países com crescimento demográfico negativo

Além dos dois casos acima citados, existem vários outros países com crescimento demográfico negativo ou com uma taxa positiva muito baixa, em que a perspectiva é de diminuição da população em um futuro próximo. Entre eles, podemos dar um maior destaque para Moldávia (0,90%), Geórgia (-0,79%), Ucrânia (-0,76%), Bulgária (-0,72), Croácia (-0,09), Alemanha (0,07), Itália (0,13) e Portugal (0,37) – dados das Nações Unidas referentes ao final da década de 2000.

Os efeitos do deficit demográfico

A questão do deficit demográfico gera profundos efeitos na composição econômica e até cultural de um país. O primeiro grande impacto é a redução da População Economicamente Ativa (PEA), que envolve a população empregada ou que procura por emprego, geralmente abarcando uma faixa etária entre 16 e 65 anos. Com isso, a economia passa por uma desaceleração de seu crescimento e diminuição de sua produtividade.

Um segundo impacto do deficit demográfico é o imediato envelhecimento populacional, embora isso só aconteça naqueles países em que a expectativa de vida é alta. Assim, as baixas taxas de natalidade e o grande número de idosos fazem com que exista uma proporção muito baixa entre adultos e jovens para a quantidade de pessoas com idade mais avançada.

Para evitar ou conter esse problema, alguns países da Europa, como Portugal, França e Alemanha, vêm adotando medidas para impulsionar o crescimento vegetativo, incluindo o pagamento de salários para aqueles casais que desejam ter um terceiro filho, o que, ao menos por enquanto, não tem gerado os efeitos desejados.

Um terceiro efeito do deficit demográfico é a gradativa mudança da composição étnica da população, o que acontece quando há certo volume migratório, como é o caso da própria Europa. Em outras palavras, aumenta-se a quantidade de estrangeiros residentes no país e diminui-se o número de pessoas do próprio continente que se reproduzem, o que causa uma gradativa mudança nos traços culturais e pessoais da população em geral.

O Brasil não está livre do problema do deficit populacional. Segundo dados do IBGE, o ritmo de crescimento da população brasileira também vem diminuindo gradativamente, seguindo a tendência da transição demográfica. A perspectiva, realizada com base em projeções do próprio IBGE, é que a população brasileira cresça até o ano de 2042 quando, a partir de então, começará a diminuir, o que dependerá, é claro, das medidas governamentais adotadas para combater essa tendência alta.

O deficit demográfico é um problema enfrentando em vários países na atualidade

O deficit demográfico é um problema enfrentando em vários países na atualidade.

ESPERO TER AJUDADO....


krafaela992: claro
krafaela992: Rússia, Japão, Moldávia, Geórgia, Ucrânia, Bulgária, Croácia, Alemanha, Itália e Portugal.
leandrasouzapereira2: obrigado
krafaela992: de nada
leandrasouzapereira2: sera se poderia me ajudar nessa ?
em relaçao a composiçao etnica da europa pode -se ser dividido em tres grandes ramos etnicos.Cite esses grupos e seus respectivos idiomas
krafaela992: vou tentar te ajudar tá
krafaela992: encontrei isso só não sei se está certo
krafaela992: cerca de 85% ou 630 milhões incluem-se emtrês grandes super-grupos etno-linguísticos, a saber: eslavos, latinos e germânicos.
krafaela992: Acho que é a resposta
leandrasouzapereira2: obgd
Perguntas interessantes