As tabelas de frequência geralmente atuam como base para as representações gráficas, as quai tem por função permitir ao leitor uma melhor e mais fácil visualização dos dados a fim de melhor interpretá-los. Quando o conjunto de dados consiste de um grande número, indica-se distribui-los em uma tabela de distribuição de freqüência ou tabela de frequência, pois desta forma os dados estarão dispostos divididos em classes pré-estabelecidas. Então uma tabela de freqüência com ou sem intervalo de classes trata-se de um conjunto tabular dos dados com a determinada frequência correspondente.
Soluções para a tarefa
I II IV
Explicação:
De acordo com o livro pgs 70 a 78
Resposta: I, II, E IV PGN 70 A 78 LIVRO ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO BÁSICA - UNICESUMAR
Explicação:
Considerando o tema sobre distribuição de frequência, a seguir analise as afirmações:
I- Ao pensarmos em uma tabela de distribuição de frequência, devemos analisar primeiramente se a variável a ser representada é discreta ou contínua. De modo se a variável for discreta, a distribuição será simples, ou seja, dados agrupados sem intervalo de classe, porém, caso a variável seja do tipo contínua, a distribuição deve obedecer os critérios de um intervalo de classes.
II- Em um tabela de distribuição sem intervalo de classes não temos a constante K, pois a mesma refere-se ao número de classes e é obtida por meio da raiz quadrada do número total de elementos da tabela.
III- O percentual de uma distribuição de frequência simples pode ser obtido por meio da expressão onde a frequência relativa (fr) é multiplicada por 10, pois a porcentagem refere-se a uma razão onde o denominador é sempre 10.
IV- O cálculo de amplitude de classe tem por função encontram o tamanho de cada classe caracterizado pelas siglas (Li) e (Ls) que definem respectivamente o limite inferior e superior de cada classe, elementos estes que caracterizam todo o valor inicial e final de qualquer classe encontrada.
É correto o que se afirma em: