As substâncias Óxido de Magnésio e Cloreto de Sódio apresentam retículo cristalino cúbico, como representado na imagem abaixo.
I- Nas duas representações, um dos íons apresenta menor raio do que o outro. Identifique cada um dos íons. Justifique sua resposta.
II- A temperatura de fusão do óxido de magnésio é de 2860°C, enquanto a do cloreto de sódio é de 801°C.
Como você poderia justificar a maior temperatura de fusão do óxido de magnésio?
Soluções para a tarefa
Olá!
Apesar de não ter a imagem espero poder ajudar mesmo assim:
I) O íon positivo (cátion) sempre vai possuir o menor raio. Isso acontece que por ele ter perdido um ou mais elétrons em relação ao seu estado neutro, a atração do núcleo sobre os elétrons restantes passa a ser maior pois há uma carga positiva "sobrando".
II) A temperatura de fusão pode ser explicada principalmente por 2 fatores:
Tamanho de íon : à medida que o tamanho de um íon diminui, a temperatura de fusão aumenta. Como o magnésio é um íon muito pequeno, ele pode chegar muito próximo dos oxigênios ao redor, assim reduzindo o comprimento de ligação causando um aumento na força de ligação. E quanto maior a força de ligação intermolecular, mais energia precisa para que as moléculas se separem para formar gás, então maior a temperatura de fusão. O óxido de magnésio tem tamanhos de íons menores do que os íons de cloreto de sódio.
O tamanho dos íons menores causam uma maior densidade. Ele tem exatamente o mesmo tipo de estrutura que o cloreto de sódio, mas a densidade do cloreto de sódio é de apenas 2,16 gramas por centímetro cúbico (g/cc), enquanto que a densidade do óxido de magnésio é de 3,58 g/cc.
Espero ter ajudado!