As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:
(10 Pontos)
a) Terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.
b) Serem povos orientais que formaram diversas cidades-estados, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais.
c) Possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.
d) Haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
por favor me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
É correta a alternativa C.
As diversas sociedades que surgiram na região da Mesopotâmia, cada uma com a sua cultura e organização política particular, tinham em comum a base econômica, que era a agricultura, e a presença de alguma forma de Estado, sendo sociedades hierárquicas, ou seja, em que cada pessoa pertencia a uma classe específica, da qual não poderia subir ou descer, e cumpria uma função social específica, e isto era determinado pelo nascimento.
Estas sociedades, das quais podemos destacar a da Babilônia, Suméria, Assíria e Acádia, foram as primeiras que promoveram a transição de um modelo nômade para um modelo sedentário, que marcaria a humanidade a partir de então.
Resposta:
Alternativa correta: d) Haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
Explicação:
Estas sociedades que habitavam o território banhado por estes rios tiveram que se organizar em torno de um líder e suas elites, para aproveitar melhor o regime de cheias.
Igualmente, criaram mecanismos de diferenciação social a partir do tamanho das casas, da qualidade das roupas e da quantidade de bens materiais que possuíam.