As sociedades ocidentais contemporâneas revelam formações sociais de constante busca de sofisticados produtos ou serviços que a indústria e o mercado oferecem. Dia nte desta condição, o mercado convenientemente se empenha em apresentar incessantemente novidades. Este cenário revela uma sociedade com valores e moral na qual o 'ter' possui maior importância que o 'ser', o que interfere em muito na condição escolar. Diante deste contexto, disserte sobre os valores sociais baseados no mercado e
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Uma sugestão é abordar a questão dos valores materialistas a partir de uma análise sociológica sobre a evolução da sociedade contemporânea.
- Max Weber analisava a relação entre a Reforma e a crença social na meritocracia.
- Karl Marx apontava como uma das características da modernidade o fetichismo da mercadoria.
- Portanto, já no século XIX eram discutidas as origens daquilo que o enunciado do exercício identifica como a sociedade em que o "ter" é mais importante que o "ser".
A sociedade utilitarista
O autor brasileiro Ailton Krenak critica o que chama de utilitarismo da sociedade, a tendência de fazer abordagens com base no bem imediato ou nos objetivos a curto e médio prazos.
- Esta é uma forma de abordar o problema das escolas depauperadas, em uma sociedade baseada no "ter", como referido no enunciado do exercício.
- Trata-se da decorrência atual de uma tendência que, como visto mais acima, já era discutida há mais de um século.
Continue aprendendo sobre sociedade de consumo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/19824827
https://brainly.com.br/tarefa/12977205
#SPJ1
Perguntas interessantes