As sociedades complexas estão baseadas na divisão do trabalho social. A especialização crescente tornou os indivíduos mais dependentes economicamente uns dos outros. O Taylorismo e o Fordismo buscaram estabelecer uma administração científica, decompondo o trabalho em tarefas simplificadas para maximizar a eficiência, mas esta rotina de trabalho, que transformou o trabalhador em extensões das máquinas, aumentou o grau de alienação e, paradoxalmente, diminuiu a eficiência. Além disso, a rigidez fordista não se adaptou às variações da demanda. Atualmente, vivemos a era Pós-fordista ou Toyotista, que buscou flexibilizar a produção, descentralizando-a para trabalhos terceirizados.
Considerando o texto acima, aponte similaridades e divergências entre taylorismo e fordismo, utilizando um exemplo prático, como a linha de produção de uma empresa automobilística.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
O Taylorismo, Fordismo e o Toyotismo são três modos de organização da produção industrial utilizadas pelas indústrias durante a Segunda Revolução Industrial.
Apesar do objetivo ser o mesmo - fabricar ao menor custo - eles têm diferenças quanto ao processo de produção, ritmo de trabalho, papel do funcionário, objetivos, entre outros.
Explicação:
espero ter ajudado:)
Perguntas interessantes
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Artes,
10 meses atrás