As sociedades anônimas geralmente são formadas para grandes empreendimentos, que exigem aporte de vultosos recursos, por exemplo, a exploração de petróleo, a construção de portos, a criação de empresas na área da telefonia etc. Existem sociedades anônimas abertas e sociedades anônimas fechadas. Sobre sociedades anônimas, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. I - as sociedades anônimas abertas podem ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores e nos balcões das corretoras de valores. II – As sociedades anônimas fechadas dependem de novos investidores e de aumento de capitais. Estas empresas, ao se fecharem, começam a serem fiscalizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). III – Independente da sociedade anônima, seja ela aberta ou fechada, todas precisam ter uma diretoria, que é o órgão executivo da entidade, representando-a legalmente, “praticando os atos judiciais ou extrajudiciais necessários para regularidade de seu funcionamento e executando deliberações da assembleia geral e do Conselho de Administração” (Diniz, 2011, p. 121).
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) Estão corretas apenas as alternativas I e III.
Explicação:
.
I e III.
Porque as sociedades anônimas de capital fechado não dependem do aporte financeiro de novos investidores. Isso acontece porque esse tipo de sociedade é formada por um pequeno número de acionistas e não negocia papeis nem na Bolsa de Valores nem no Mercado de Balcão.
Por fim, a Lei das Sociedades Anônimas deixa claro que sociedades anônimas de capital aberto podem emitir os seguintes papeis:
ação preferencial - este tipo de ação dá preferência ao acionista no recebimento de dividendos;
ação ordinária - o acionista da companhia tem direito à voto na assembleia geral, que ocorre no final de cada exercício. Na prática, o voto do acionista é importante para definir importantes cargos (diretoria e presidência) e decidir sobre as aquisições de uma companhia.
Espero ter contribuído!