As sessões de brainstorm são compostas por sete etapas. Relacione a primeira coluna com a segunda:
Considerando as informações acima, assinale a alternativa que apresenta a numeração da relação correta entre as colunas:
A 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
B 5, 1, 7, 6, 3, 4, 2
C 1, 5, 7, 3, 6, 2, 4
D 5, 2, 7, 4, 6, 3, 1
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra "B"
Explicação:
Análise
Depois de destacar o problema e levantar todos os dados envolvidos no processo, a fase de análise serve para verificar como as ações estão sendo praticadas, bem como, as consequências geradas. Também para ratificar se vale a pena encontrar soluções ou até mesmo se deve desistir de buscar novas ideias.
Essa fase tem muita importância, pois é nela que os participantes fazem a análise do cenário atual da empresa. Como os processos são desenvolvidos e se estão de acordo com os objetivos traçados no planejamento.
Enfim, permite avaliar as causas e efeitos do passado, presente e prever o futuro, tanto se houveram mudanças quanto se permanecem como está, analisando diversos cenários.
Ideação
Como o próprio nome sugere, a fase de ideação é onde os participantes poderão discutir as ideias livremente.
O líder deve instigar os participantes a proporem ideias criativas, sempre orientando para que não seja perdido o foco do problema. Nessa fase, não há julgamentos, toda ideia é aceita e anotada, desde que siga o propósito definido.
Ainda, deverá expor com clareza, a problemática a ser resolvida, bem como, tudo que poderá ocorrer.
Enfim, estabelecer regras a serem seguidas, cronometrar o tempo e iniciar o debate de ideias.
Neste ponto, é necessário que todos estejam à vontade, que se sintam confortáveis para expor suas opiniões e ideias.
O moderador, tem a responsabilidade de garantir que todos tenham o mesmo tempo para se posicionar, com total liberdade e sem qualquer julgamento.
Todos os participantes devem esperar a sua vez para falar, isso evita que aconteça interrupções, perda do foco e reflexão ao que está sendo exposto.
Ideias mirabolantes podem dar início para ideias criativas e possíveis de executar.
No brainstorming quantidade é sinônimo de qualidade, por isso quanto maior for o número de ideias criadas, maiores são as chances do surgimento de novas ideias.
Ao final do tempo estipulado, onde todos expuseram suas ideias, é chegada a hora de fazer uma pausa, para seguir as próximas fases de encerramento e escolha das ideias viáveis.
Incubação
Às vezes, quando estamos muito tempo diante de um problema, temos a tendência de cansar nossa mente e não conseguir visualizar as soluções adequadas para questão a resolver, ou seja, a nossa capacidade criativa tende a diminuir.
Por isso, é necessário um afastamento temporário do problema.
A fase de incubação é o período que se interrompe a reunião, para que haja o descanso da mente. Geralmente, dá-se um intervalo de um ou mais dias, para que aconteça o relaxamento da mente, para que depois possa-se avaliar com maior clareza as ideias sugeridas e até mesmo melhorá-las.
Síntese
Após a pausa do brainstorming, parte-se para síntese.
E é nessa fase, onde são analisadas todas as sugestões propostas, podendo ser soluções parciais ou completas para o tema proposto.
A síntese funciona como uma espécie de filtragem antes de entrar na fase final de avaliação e escolha da solução.
As ideias são pré-julgadas e muitas vezes melhoradas, pois como disse antes, os participantes conseguem maior criatividade depois de um tempo afastado do problema.
Avaliação
Por fim, chega a hora de fazer o julgamento final de qual a melhor solução para o problema definido na fase de orientação.
Às vezes, pode parecer complicado dentre tantas ideias escolher as melhores ou a que melhor resolve a problemática da reunião e, por isso, mais uma vez, é necessário organização e preparação.
A construção de diagrama ou planilhas com base em indicadores de viabilidade, podem ajudar na hora da escolha. Veja abaixo um exemplo:
FONTE:atitudeenegocioscombrainstorming
As sessões de "Brainstorming" são compostas por sete etapas, são elas:
- Orientação
- Preparação
- Análise
- Ideação
- Incubação
- Síntese
- Avaliação
Orientação : trata-se da primeira fase e é o momentos onde defini-se qual o problema a ser resolvido.
Preparação : nessa etapa são feitas as pesquisas e levantamento dos dados.
Análise : após ressaltar o problema e fazer o levantamentos dos dados envolvidos no processo, verifica-se como as ações estão sendo feitas e quais as consequências geradas.
Ideação :nessa etapa os participantes discutem livremente as ideias, com instigação do líder.
Incubação : é feito uma interrupção da reunião para que os participantes se afastem temporariamente do problema e descansem a mente.
Síntese : analisa-se as sugestões que foram propostas, fazendo uma filtragem.
Avaliação : momento de definir qual será a melhor solução para que o problema seja solucionado.
Questão incompleta, tentei ajudar.
Bons estudos!