História, perguntado por Jpnrm03, 1 ano atrás

As sentinelas tinham já avisado da aproximação dos revoltosos, que acabavam de chegar aos Coqueiros; com efeito os bárbaros se aproximavam cada vez mais. Alguns minutos depois, 60 a 100 africanos armados de espadas, lanças e pistolas defrontavam com a última barreira que se opunha ao bom êxito da revolta. A luta foi então encamisada e horrível. Rechaçados à bala, lançaram-se os malês furiosos e aterradores sobre o quartel.


Sobre a Revolta dos Malês (1835), é correto afirmar que esse conflito:

A - apresentou sucesso na conquista de um governo negro, autônomo e antiescravista para a Bahia.
B - foi o único que apresentou como causa central a questão escravista durante o Império do Brasil.
C - teve como principal objetivo o ataque ao governo do Rio de Janeiro e a libertação dos escravos cariocas.
D - esteve ligado a entrada de escravos de tradições islâmicas no Brasil que lutaram contra o cativeiro negro.
E - baseou-se em uma manifestação pacífica de escravos iorubás contra as punições que recebiam de seus senhores.

Soluções para a tarefa

Respondido por Qjuu
10
Letra C, eles queriam liberdade para a prática de suas crenças e eram claramente, contra a escravidão e os castigos físicos impostos a eles
Respondido por anninha26brainly
6

Resposta:

Letra D

Explicação:

A Revolução Haitiana (1791) estimulou o levante de escravos em diversas regiões coloniais, inclusive no Brasil, onde escravos muçulmanos - os malês - de Salvador, liderados por Ahuna, Manuel Calafate e Elesbão do Carmo, se insurgiram em defesa do fim da escravidão, pretendendo expandir a revolta para o Recôncavo Baiano. A maior parte dos escravos era formada por indivíduos nascidos na África. Entretanto, o liberto Domingos Fortunato e sua esposa Guilhermina Rosa delataram os planos dos rebeldes a latifundiários e autoridades do governo. Assim, as tropas governistas foram deslocadas para debelar a revolta, que foi desarticulada com a morte dos principais envolvidos.

Perguntas interessantes