As ‘santidades’ indígenas apropriaram-se não apenas dos signos exteriores, como também da fala dos padres católicos, certos de poder exercer o ministério sacerdotal. […] Trata-se de um exemplo extraordinário da situação simbolicamente ‘híbrida’, na qual a fronteira entre ‘eu’ e ‘outro’ (e, do lado missionário, entre ‘lícito’ e ‘ilícito’) torna-se sutil e confusa”.
Conforme os conteúdos do livro-base Questão indígena no Brasil: uma perspectiva histórica sobre o fenômeno das santidades, é correto afirmar que:
A O fenômeno das santidades envolvia muito mais um aparato de deslocamentos constantes do que ritualismo.
B As santidades consistiam, sobretudo, em cultos que eram liderados por pajés nômades, chamados na cultura tupinambá de caraíbas ou de pajé-açu.
C Os pajés-açus, pregadores sedentários, agiam de modo a serem associados aos heróis-civilizadores dos tupis-guaranis.
D Os pajés-açus andavam pelas aldeias contando histórias das mitologias católica e indígena, em meio a cerimônias que envolviam canto e dança, sem ingestão de álcool ou tabaco.
E Nas mitologias dos índios tupis-guaranis, o paraíso terrestre é acessível a qualquer mortal, e possui semelhanças com o paraíso cristão.
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Resposta: letra B
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As santidades consistiam, sobretudo, em cultos que eram liderados por pajés nômades, chamados na cultura tupinambá de caraíbas ou de pajé-açu.
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Resposta:
Resposta certa é a letra B
Explicação:
As santidades consistiam, sobretudo, em cultos que eram liderados por pajés nômades, chamados na cultura tupinambá de caraíbas ou de pajé-açu.
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