Português, perguntado por gabriellylima627, 1 ano atrás

As rubricas ou indicações cênicas são "textos que não se destinam a ser pronunciados no palco, mas que ajudam o leitor acompreender e a imaginar a ação e as personagens. Esses textos são igualmente úteis ao diretor e aos atores durante osensaios, mesmo que eles não os respeitem." (RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: MartinsFontes, 1996, p. 44)Entre as indicações cênicas a seguir – extraídas de O Anjo Negro, de Nelson Rodrigues – assinale a que se destina àleitura e interpretação do texto e não à sua encenação.a) "Passaram-se dezesseis anos e nunca mais fez sol. Não há dia para Ismael e sua família." (Primeiro quadro do terceiroato)b) "No andar térreo, um velório. O pequeno caixão de ‘anjo’ – de seda branca – com os quatro círios, bem finos e longosacesos." (Primeiro quadro do primeiro ato)c) "Em cima, de costas para a plateia, Virgínia, a esposa branca, muito alva; veste luto fechado." (Primeiro quadro doprimeiro ato)d) "Elias, meigo como nunca. A cama atual de Virgínia está revolvida, como a de solteira; um travesseiro no chão; metadedo lençol para fora." (Segundo ato)e) "Vê-se a silhueta de Ana Maria, no frenético e inútil esforço de libertação." (Segundo quadro do terceiro ato)

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
8

A indicação cênica que se destina à leitura e interpretação do texto e não à sua encenação é:

a) "Passaram-se dezesseis anos e nunca mais fez sol. Não há dia para Ismael e sua família." (Primeiro quadro do terceiro ato)

Note que esse trecho apresenta uma parte da narrativa que indica o tempo e a ação ocorrida, bem como o estado dos personagens.

Nos outros trechos, há descrições de cenários e dos personagens. Ou seja, são indicações de como a peça teatral deve ser encenada.

As rubricas têm o objetivo de indicar as ações dos personagens, seu tom de fala, sua expressão facial, etc.

Respondido por iTzkableds17
4

Resposta:

Olá,

Analisamos as alternativas propostas temos como a correta:

a) "Passaram-se dezesseis anos e nunca mais fez sol. Não há dia para Ismael e sua família.” (Primeiro quadro do terceiro ato)

Neste caso há elementos que irão auxiliar o leitor a imergir na história e a imaginar a situação proposta, não é como nas outras alternativas onde há indicações cênicas, de ações no geral

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Explicação:

Perguntas interessantes