História, perguntado por lipeemoraes, 9 meses atrás

- As revoluções liberais do século XIX. (resumo)​

Soluções para a tarefa

Respondido por lennonalmeida062007
4

Resposta:

São conhecidas como revoluções liberais aquelas iniciadas no século XVIII, que se desenvolveram no século XIX, e possuíam forte influência do Iluminismo. As revoluções do século XIX tiveram como tônica principal o binômio liberalismo e nacionalismo.  

Principais Revoluções:

1776 – Revolução Americana de 1776 ou Revolução Americana.

1789 – Revolução Francesa.

1820 – Revolução liberal do Porto.

1830 – Revoluções de 1830 em vários países europeus.

1842 - Revoltas liberais de 1842 no Brasil.

1848/1849 – Revoluções de 1848.

1868 – La Gloriosa.

Explicação:

Respondido por ellenisadora2415
2

Resposta:

As revoluções do século XIX tiveram como tônica principal o binômio liberalismo e nacionalismo. O liberalismo é pernicioso ao absolutismo porque propõe um complexo de medidas, como organização constitucional, poder político parlamentar, representação por voto, igualdade civil e divisão harmônica de poderes, que são contra a autoridade absolutista divina. O nacionalismo, por outro lado, ameaça a hegemonia de monarquias como a austríaca e russa, pois estes países controlam territórios de outras nacionalidades. O desejo nacionalista de constituir organizações políticas autônomas comprometeria o poder destes Estados

As levas revolucionárias podem ser divididas em 1820, 30 e 48. Na década de 1820, a agitação política começou nos meios universitários de vários Estados alemães que reivindicavam a convocação de Assembleias Nacionais Constituintes. A repressão organizada por Metternich sufocou, contudo, a primeira tentativa de revolução nos Estados germânicosNaquele mesmo ano, na Espanha, as tropas aquarteladas na cidade de Cádiz obrigaram o rei Fernando VII a restaurar a Constituição liberal preconizada por Napoleão I em 1812. O Absolutismo espanhol, todavia, seria restaurado com uma intervenção francesa em 1823. Em Portugal, ainda em 1820, a Revolução do Porto exigia o retorno de D. João VI e uma Carta Constitucional, além da retomada do Pacto Colonial em relação ao Brasil, o que precipitaria o processo de independência da outrora colônia americana.

Perguntas interessantes