As Revoltas do Período Colonial Brasileiro se dividiram entre interesses nativistas e interesses separatistas. Dentre elas podemos destacar a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana. Cite as principais causas de cada uma das revoltas e as diferenças entre elas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
CONJURAÇÃO BAIANA: Haviam seis principais motivos de revolta que a Conjuração Baiana adotou e reivindicou que eram: a abolição da escravidão, a proclamação da República, a diminuição dos impostos, a abertura dos portos, o fim do preconceito e o aumento salarial. Foram por esses pontos que os revoltosos lutaram na Bahia.
CONJURAÇÃO MINEIRA: O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.
DIFERENÇAS: Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.