História, perguntado por Sirenas, 8 meses atrás

as revoltas da vacina e chibata demonstraram que a primeira republica implantou um tipo de modernidade que não diferia muito da "barbárie da escravidão". Comente essa afirmação

Soluções para a tarefa

Respondido por JulianaSantana00
93

Resposta: Pois essa duas revoltas foram feitas pela classe pobre da sociedade, (sendo os principais protagonistas da chibata os marinheiros, que era o cargo mais baixo da marinha, sendo ocupado somente por negros ou pardos, e recebiam má alimentação, baixo salário e castigos físicos, como chibatadas). A revolta da vacina se deu em meio ao "bota-abaixo" em que o governo demolia as casas da população mais pobre que se encontrava no centro da cidade e perseguiam pessoas que praticavam religiões como candomblé ou espiritismo. Os principais fatos que se deu a revolta da vacina foi a má campanha do governo e o uso da força militar para conter os revoltosos.

Oque todas elas tem em comum é o preconceito e o desleixo governamental com toda população pobre e negra.

Explicação:

Respondido por brendaisis
3

As revoltas da chibata e da vacina caracterizaram-se por manifestações do povo e por graves repressões realizadas pelo Governo e pelas instituições de controle.

As revoltas da Vacina e da Chibata

A Revolta da Vacina foi motivada pela obrigação atribuída à população de vacinar-se contra a varíola. A repressão, todavia, foi tomada por violência e pela imunização compulsória.

A Revolta da Chibata: Caracterizada pela atrocidade, essa revolta foi realizada por soldados da marinha brasileira, os quais solicitavam o fim das punições sofridas. A repressão foi ainda mais violenta, caracterizada pela punição dos revoltosos.

Saiba mais sobre a revolta da vacina em: https://brainly.com.br/tarefa/22678475

Anexos:
Perguntas interessantes