As represas normalmente são construídas de maneira que a largura da base da barragem seja maior que a largura da parte superior. Essa diferença de largura se justifica, principalmente, pelo (a):
a)aumento, com a profundidade, da pressão da água sobre a barragem. b)diminuição, com a profundidade, da pressão da água sobre a barragem. c)aumento, com a profundidade, do empuxo exercido pela água. d)diminuição, com a profundidade, do empuxo exercido pela água.
Soluções para a tarefa
As represas normalmente são construídas de maneira que a largura da base da barragem seja maior que a largura da parte superior. Essa diferença de largura se justifica, principalmente, pelo: a)aumento, com a profundidade, da pressão da água sobre a barragem.
Na engenharia, uma represa é feita de pedra, concreto ou materiais soltos é chamada de barragem, que geralmente é construída em um desfiladeiro fechado, sobre um rio ou córrego.
Tem o objetivo de barrar a água para elevar seu nível, a fim de derivá-la, através de tubos de irrigação, para uso no abastecimento, evitar inundações, ou para produção de energia mecânica.
A estrutura se assemelha à de um triângulo isósceles, pois sua base é larga e estreita à medida que sobe para o topo. A razão pela qual há uma diferença notável na largura da parede à medida que a altura da barragem aumenta é porque a pressão no fundo do reservatório é maior do que na superfície.
Dessa maneira, a parede terá que suportar mais pressão no leito do canal do que na superfície. A inclinação na face a montante faz com que o peso da água na barragem aumente sua estabilidade.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/5751779