As religiões desempenham um papel fundamental nas diversas culturas de nossas sociedades. Faz parte dos valores de muitas tradições religiosas defender os direitos de todos, em especial os mais excluídos da sociedade. Elas se esforçam para que haja mais justiça e diálogo entre os povos, assim afirmam a importância de cuidar do planeta e preservar todas as formas de vida. Além disso, elas buscam promover valores humanos universais, como a solidariedade, a ética, o respeito, a liberdade, a compaixão, a paz, e a aceitação das diferenças. Elas buscam nos ajudar a perceber que fazemos parte de uma grande família e que devemos nos cuidar. Os líderes religiosos são aqueles que motivam os fiéis às boas práticas, a serem solidários, de maneira especial com os que mais precisam. Um bom líder é capaz de transformar a vida das pessoas e ajudar para que elas aprendam o valor da promoção da vida e da luta pelos direitos humanos. Dentre todos os trabalhos religiosos desenvolvidos por esses líderes, ainda podem colaborar em diversas realidades da sociedade, ajudando os mais necessitados e muitas vezes acabam sendo invisíveis aos olhos de muitos. Na história da humanidade, há muitos exemplos de líderes religiosos comprometidos com o bem comum. Eles são conhecidos como profetas. Eles são encontrados em várias tradições religiosas, mas é nas três religiões nascidas no Oriente Médio — Judaísmo, Cristianismo e Islamismo — que estão registradas sua presença e ação. Mas o que é um profeta? A primeira coisa que precisamos saber é que os profetas não são mágicos e nem adivinhos. São homens e mulheres normais que assumiram o compromisso de ajudar as pessoas, de denunciar a injustiça e anunciar um caminho de paz e de justiça, ajudar a sociedade a viver bem. Ao longo da história, em muitos momentos, algumas lideranças cristãs assumiram um papel profético ao alimentar movimentos de resistência e luta contra a opressão. Como por exemplo, nos governos ditatoriais, muitos líderes ajudaram as pessoas no combate à tortura e à perseguição.
1 — Você acha que as religiões devem se envolver em questões sociais em busca da construção dobem comum? *
2 — Analise a tirinha e comente sua opinião sobre ela, depois apresente pelo menos três ações que podemos fazer para ajudar as pessoas a viverem com mais dignidade. *
3 — Com base na leitura do texto, você pode afirmar que todas as pessoas podem ser profetas? Justifique sua resposta. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Sim, pois as religiões se esforçam para que haja mais justiça e diálogo entre os povos, elas buscam promover os valores humanos universais, além de outras coisas que elas buscam fazer pela sua sociedade. Então isso acaba tendo que envolvê-las com questões sociais. E se for para buscar a contrução do bem comum, eu concordo com isso.
2- Na minha opinião a segunda tartaruga tem razão, porque não é culpa de Deus que existe essas coisas ruins, e sim culpa nossa.
Podemos citar entre as ações que que podemos fazer para ajudar as pessoas a viveram com mais dignidade:
- Tratar todos de maneira igual.
- Respeitar as diferenças.
- Eliminar o preconceito.
3- Não, pois nem todos concordam com a função de um profeta, algumas pessoas tem opiniões diferentes, e pensam diferente. E também algumas podem até concordar, mas preferem seguir outro destino.