As religiões de matrizes africanas sofreram, e ainda sofrem, perseguições que parecem demandar uma falta de conhecimento ou um conceito negativo, outrora introduzido no imaginário social como "verdade", a qual a escola precisa desmistificar para atender a uma pluralidade religiosa existente nesse espaço. Entre as possíveis obrigações do professor que trabalha esse assunto, pode-se citar as seguintes como as principais: - Esclarecer que uma educação pluralista, que se fundamenta em uma relação de respeito, tolerância e reconhecimento da diversidade cultural, abre um leque de possibilidades para a discussão de questões sociais e pouco "toleradas" pela sociedade, sendo as religiões afro-brasileiras algumas delas. - Mostrar que imagens negativas criadas sobre as religiões de base africana, como sendo uma religião de diabos e demônios, causam medos e intolerância e acabam produzindo tabus e formas desrespeitosas ao falar dessas religiões. - Explicar que falar com respeito das religiões não implica aderi-las ou delas pactuar, apenas consiste em ser democrático e pluralista, respeitando todas as formas de valores religiosos presentes na sociedade. Com essas ações em mente, imagine o seguinte contexto: um professor está iniciando um trabalho com o quinto ano de uma escola pública municipal. Na comunidade onde está situada a escola, existe uma igreja da assembleia de Deus, uma igreja evangélica e cinco casas de umbanda. Portanto, muitos alunos frequentam essas casas da comunidade. Ao iniciar a aula, os alunos logo começam a se pronunciar: Considerando que você é o professor em questão no contexto trazido anteriormente, pense em como trabalhar esse tema desmistificando e esclarecendo sobre as religiões afros que fazem parte do universo cultural e que provocam preconceitos em relação aos costumes. Agora, responda: que ações podem ser realizadas na sala de aula?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eu como professora buscaria por meio de projetos com diversas atividades desenvolver na turma a pluralidade religiosa.
Para que isso aconteça primeiramente faria uma aula no laboratório de informática da escola, cada aluno iria pesquisar sobre a religião do outro para começar a refletir sobre o respeito ao próximo e a suas crenças.
Após este momento de pesquisa e de uma exposição sobre o que cada um achou, faria com que os colegas lhes expliquem se realmente é da forma como eles pesquisaram, e que tragam suas experiências do ambiente religioso para a exposição na sala de aula.
Poderia também ser organizado junto das famílias dos alunos para que um representante de cada religião fosse conversar com as crianças na escola, e assim aproxima-los da realidade religiosa dos colegas, e com isso seja buscado a pluralidade religiosa e a desmistificação de muitas ideias dos alunos.
Diante da intolerância com as religiões de matriz africada, deveriam ser propostas diversas ações pedagógicas de forma gradual para que os alunos aprendam a importância de se respeitar a pluralidade religiosa.
Estas são algumas possibilidades de intervenção:
No contexto de alunos de uma escola pública, numa região onde há templos de religiões cristãs e religiões afrobrasileiras. Sabendo que este é um tema muito delicado, levaria vários encontros para que ele fosse desenvolvido a contento.
- Dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo estude sobre uma religião diferente
- Poderia propor a leitura orientada do livro "A viagem de Theo" onde há a explicação sobre as diversas religiões
- Convidar os líderes religiosos de cada uma dessas expressões para falar na escola e explicar o que é a sua religião e em que acreditam
- Faria contato com alguma ONG ou projeto próximo que trabalhe com a questão da intolerância religiosa
Outras intervenções poderiam ser pensadas em sala de aula, incluindo sugestões dos alunos.
Saiba mais sobre tolerância religiosa em: https://brainly.com.br/tarefa/485131
#SPJ2