As relações sociais também se constroem através do modo de produção capitalista, portanto, podemos compreender que as relações humanas se pautam também na relação material e social que circunda o indivíduo, e não apenas nas subjetividades do sujeito. BENTO. Leticia Cristina. Processo de Trabalho em Serviço Social. Maringá - PR: Unicesumar, 2022. Considerando o exposto acima, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A construção histórica que a categoria trabalho teve para manutenção do modo de produção capitalista está relacionada com as expressões da questão social que é objeto de atuação do assistente social. PORQUE II. O trabalho passa a ocupar todo o tempo do indivíduo, sendo a mais-valia sua dedicação exclusiva implicando na corrosão do caráter. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Tanto a alternativa I, quanto a II estão corretas, visto que para o modelo socioeconômico capitalista é necessária a mão de obra, consequentemente o trabalho, para manter os meios de produção e a economia movimentando. Dessa forma, o salário torna-se prioridade para o homem, todavia, tem a questão com a mais-valia relacionada.
A relação entre o capitalismo e a mais-valia
Primeiramente é necessário citarmos o conceito de mais-valia, que para Marx, constitui a diferença entre o valor do produto e o valor que o trabalhador recebe por ele. Isso acontece porque o salário que o trabalhador recebe não é nem 50% do valor que o produto fabricado é vendido.
Sendo assim, as empresas lucram com essa diferença, o que cumpre o papel do capitalismo no que diz respeito ao acúmulo de capitais e riquezas.
Leia mais sobre A relação entre o capitalismo e a mais-valia: https://brainly.com.br/tarefa/34591535
#SPJ1