Português, perguntado por pascalesousa, 10 meses atrás

As relações entre o público e o privado, bem como as consequências para o caráter democrático educacional, são o foco de discussões em diferentes setores. A partir do final da década de 1980, a inserção da lógica do mercado, as influências do capitalismo e a globalização redefiniram o papel do Estado, alterarando as formas das políticas sociais.

Em uma aula sobre política educacional, você, como professor, planejou falar sobre as redefinições do público e do privado na política educacional e mencionou, em um dado momento, que, no Plano Diretor da Reforma do Estado, as políticas sociais deixaram de ser consideradas exclusividade do Estado, passando a ser de propriedade pública não estatal, ou seja, privada. ​​​​​​​Um aluno que se interessou pelo assunto solicitou mais explicações sobre o tema.

Assim, com o intuito de proporcionar maiores explicações ao seu aluno, elabore um texto sobre as relações entre esse plano e os processos de parceria entre os setores públicos e privados, bem como as principais consequências dessa ressignificação dos papéis do Estado para a gestão escolar.

Soluções para a tarefa

Respondido por Ariano
9

Resposta:

A partir desse plano, implementado no ano de 1995, foram dispostas informações sobre a questão da privatização da gestão escolar, subsidiadas pelo Estado, como é o caso dos serviços de educação, saúde, cultura e pesquisa científica. Com essas ações o Estado passou a reduzir seu papel de executar e prestar serviços para regular e prover serviços sociais, tais como os educacionais e os da saúde.

Pela visão do referido plano, o Estado foi ineficiente e necessitava de reforma, passando para o setor privado as atividades a serem controladas pelo mercado e pela generalização dos processos de privatização das empresas do Estado. Com essa visão, as escolas passaram a contar com a parceria privada; sua atuação direta fez com que instituições de esino perdessem parte de sua autonomia em diversas práticas de seu cotidiano escolar.

Explicação:

Perguntas interessantes