AS RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE OS PAÍSES OCORREM HÁ CENTENAS DE ANOS, POIS NENHUMA NAÇÃO É AUTO SUFICIENTE EM TODOS OS SETORES QUE POSSAM SUPRIR AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO E PROPORCIONAR DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. O BRASIL IMPORTA DOS PAÍSES EUROPEUS BENS INDUSTRIALIZADOS DE MÉDIO E ALTO VALOR AGREGADO, COM DESTAQUE PARA COMBUSTÍVEIS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, QUÍMICOS, FARMACÊUTICOS, VEÍCULOS, PLÁSTICOS, ELETRÔNICOS, FERTILIZANTES, BEBIDAS, AERONAVES, COSMÉTICOS, ENTRE OUTROS. COSTUMA EXPORTAR, FARELOS E RESÍDUOS DA EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE SOJA, CAFÉ CRU EM GRÃOS, MINÉRIOS DE FERRO E SEUS CONCENTRADOS, CELULOSE E SOJA. PARA ESPECIALISTAS, O BRASIL PRECISA AUMENTAR A EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS. EXPLIQUE OS MOTIVOS:
Soluções para a tarefa
Resposta:
As relações comerciais entre os países ocorrem há centenas de anos, pois nenhuma nação é autossuficiente em todos os setores que possam suprir as necessidades da população e proporcionar desenvolvimento econômico. Sendo assim, é comum e necessária a comercialização internacional de recursos naturais, alimentos, fontes energéticas, tecnologia, etc.
Para facilitar essas relações, sobretudo numa economia globalizada, que exige uma dinamização nas relações comerciais e sociais, intensificando o fluxo de mercadorias e serviços, foram criados vários acordos internacionais, com destaque para os blocos econômicos. Esses grupos discutem medidas para reduzir e/ou eliminar as tarifas alfandegárias, promovendo a ampliação das relações comerciais entre os países-membros.