As reivindicações da sociedade civil e organizações para a proteção das crianças têm obtido resultados positivos no que se refere à redução do trabalho infantil. Entretanto, ainda persistem as práticas de utilização da mão de obra de crianças. Sobre esse tema, estão corretas as proposições abaixo, exceto: * 1 ponto a) Nos grandes centros urbanos, é habitual encontrar crianças e adolescentes trabalhando como engraxates, flanelinhas, guardadores e lavadores de carros, vendedores, malabaristas, distribuidores de panfletos em semáforos, catadores de latinhas, em lixões etc. b) Ainda é comum a ocorrência de crianças desenvolvendo serviços domésticos remunerados ou em suas próprias casas ou nas residências de seus patrões. c) No ambiente rural, também é frequente o uso da mão de obra infantil para a realização de atividades laborais em pequenas propriedades agrícolas. d) O trabalho das crianças nos grandes centros urbanos é, sem dúvida, muito mais seguro para as crianças e adolescentes que exercem alguma atividade remunerada. Os locais onde habitualmente trabalham não oferecem tantas possibilidades de acidentes e doenças como ocorre no ambiente rural.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação
O trabalho infantil nos grandes centros urbanos pode causar tanto ou mais impactos à saúde e probabilidades de acidentes que o trabalho rural. As condições em que as crianças trabalham na cidade são perigosas e insalubres, já que uma parte considerável trabalha no trânsito frenético das grandes cidades e em contato com o lixo, já que muitos trabalham como catadores de latinhas ou em lixões.
Sobre o tema trabalho infantil, estão corretas as proposições abaixo, exceto: O trabalho das crianças nos grandes centros urbanos é, sem dúvida, muito mais seguro para as crianças e adolescentes que exercem alguma atividade remunerada. Os locais onde habitualmente trabalham não oferecem tantas possibilidades de acidentes e doenças como ocorre no ambiente rural. Letra D.
O trabalho infantil possui inúmeros malefícios, não apenas para a saúde física e psicológica dos pequenos, mas também para a economia, já que muitas vezes, as crianças e adolescentes ocupam postos de trabalho que deveriam ser ocupados por adultos, o que gera desemprego.
As péssimas condições financeiras de suas famílias, são fatores determinantes na busca por emprego destas crianças, porém, não podemos esquecer das crianças em situação de rua, que necessitam trabalhar em prol de seu sustento.
As consequências disso, são sentidas a curto e longo prazo, especialmente pela perda de uma fase importante da vida, que deveria ter sido aproveitada de outra forma.
Aprenda mais sobre o trabalho infantil:
https://brainly.com.br/tarefa/5638194
Bons estudos!