As regras e os princípios do pensar aparecem sempre ligados a experiências que as crianças estão vivendo: pergunta-se o que significa pensar para em seguida indagar quanto e como se pensa numa escola, para que ir à escola e como deveriam ser as escolas; constatam os preconceitos que habitam no pensar de muitos adultos e então perguntam-se quantos preconceitos existem na sua própria escola; aprendem o valor do diálogo no processo do conhecimento e exigem o diálogo como modo de fazer frente aos problemas que se apresentam na escola e fora dela. KOHAN, O. Walter; WUENSCH, Ana Míriam (Orgs.). Filosofia para crianças. A tentativa pioneira de Matthew Lipman. São Paulo: Vozes, 1999. v.I. [Filosofia na escola], p. 86. Com base no ideário de Matthew Lipman (1923-2010) e John Dewey (1859-1952), avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Lipman, ao propor e desenvolver seu Programa de Educação para o Pensar – Filosofia para Crianças, entende que é preciso que haja uma relação da escola com a ação democrática do diálogo. E para que isso ocorra torna-se necessária a prática filosófica. PORQUE II. O mais importante no processo educacional é a problematização das experiencias vividas. Relacionar o conteúdo disciplinar com o cotidiano dos alunos é uma forma de problematizar por meio do diálogo. Isso possibilita dar sentido à vida, aumentando o interesse pelas aulas, contribuindo assim para um melhor aprendizado dos temas abordados. Somente com uma postura docente filosófica é possível estimular o trabalho coletivo, propiciando o respeito à opinião dos outros. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
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As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
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As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
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