Geografia, perguntado por reipaulohenrique, 1 ano atrás

As regiões brasileiras são agrupamentos das unidades da federação com o proposito de ajudar as interpretações as interpretações estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas dos governos federal e estadual. Há tambem outra forma de regionalização não-oficial, criada por especialistas em geografia, no qual o Brasil é dividido em três complexos geoeconômicos.Indentifique-os três complexos geoeconômicos e caracterize cada um deles

Soluções para a tarefa

Respondido por monikisuxuki
161

Amazônia - É a maior região geoeconômica. Suas composições fisionômicas são Floresta Amazônica, a Bacia do Rio Amazonas e o clima equatorial. Por sua predominância em aspectos naturais tem um menor índice de povoamento.

Centro-Sul - Seu relevo é o mais acidentado, predominando zonas de elevadas altitudes e cadeias montanhosas.                                                                          Os principais tipos climáticos são tropical, tropical úmido e subtropical.                         A hidrografia caracteriza a presença de três grandes bacias hidrográficas: Paraná, São Francisco e parte da bacia do Tocantins-Araguaia.

Nordeste - Possui planaltos, algumas planícies e depressões interplanálticas, longos períodos de secas e rios interminentes (secam em alguns períodos).

Vegetação predominantes são a Caatinga e Mata Atlântica, contando com o Cerrado. Há climas equatoriais úmidos, tropical e semiárido

Respondido por nataliafransantos
93

Os três complexos geoeconômicos do Brasil são Amazônia, Centro Sul e Nordeste.

Suas características essenciais são:

  • Amazônia: compreende toda a floresta Amazônica brasileira e também os todos os outros estados da região norte, além também da maior parte do território do Mato Grosso do Sul e também da parte oeste do território do território do Maranhão.
  • É a região com baixa densidade demográfica.  
  • Em termos econômicos se destaca no setor agropecuário, extrativismo vegetal, mineração e o setor industrial (Manaus).

  • Centro-Sul: abrange os estados de Minas Gerais (exceto parte do norte), Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso (extremo sul) e Tocantins (extremo sul).
  • É a região mais urbanizada que concentra a maior parte do parque industrial do Brasil, possuindo modernas área de atividade agrícola, comércio e as universidades do país.  
  • Em termos econômicos, é a região mais desenvolvida.

  • Nordeste: abrange os estados de Maranhão (porção leste) e Minas Gerais (pequena parte da região norte).
  • É a região onde teve o início do processo de povoamento pelo colonizador europeu.  Em seu interior é possível observar um clima semiárido com grandes contrastes locais.
  • É subdividida em Meio Norte, Sertão, Zona da Mata e Agreste.
  • Em termos econômicos é uma região de grandes contrastes.

A regionalização é um processo importante em qualquer região do mundo, pois através dela é possível facilitar o processo de administração, conhecendo melhor as particularidades e necessidades de cada setor envolvido.

Bons estudos:

Saiba mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/13204778

Anexos:
Perguntas interessantes