ENEM, perguntado por oamordasuavida9729, 10 meses atrás

As reformas religiosas são protestantes e católicas e interagem de tal modo que não se compreendem as suas consequências se não levarmos em conta as relações que vão se verificando ao longo do séculoXVI. Nesse senfido, a reação protestante ativa e antecipa mudanças que a Igreja Católica já vinha considerando. Da mesma forma, nem todas as reformas protestantes fiveram um sentido capitalista. Também, a Reforma Católica não implicava um retorno à Idade Média; e tanto católicos quanto protestantes reformistas perseguiram bruxas e bruxos.O fenômeno mencionado no texto acima, conhecido como reformas religiosas, representou uma nova configuração no contexto político e religioso da Europa Ocidental no século XVI. Nesse senfido, considera-se que tais reformas religiosas@ resultaram da relação de diferentes conflitos, que remontam a questões teológicas, políficas, econômicas e ainda à posse e exploração do Novo Mundo.O representaram o novo clima vivido pela Europa Ocidental no século XVI, consfituindo-se em movimentos circunstanciais que responderam a interesses particulares da burguesia.@ inauguraram um novo tempo na relação Estado e Igreja, ao estabelecer a separação entre política e religião, tanto no catolicismo quanto no protestanfismo.fÚ ocasionaram, no caso da Reforma Católica, um retrocesso político, que se reflefiu na reafivação do Tribunal do Santo Ofício, vinculado à Inquisição.@ promoveram maior liberdade de culto, decorrente da concorrência que se estabeleceu entre as duas correntes do crisfianismo e das ideias humanistas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
1

A alternativa correta é a A – resultaram da relação de diferentes conflitos, que remontam a questões teológicas, políticas, econômicas e ainda à posse e exploração do Novo Mundo  

A influência econômica e social na Igreja Católica tinha alcance também político, capaz de determinar guerras ou até explorações a outros continentes, como foi o caso das cruzadas.

Porém, com a deturpação do regime da Igreja, como venda de indulgências e altos impostos, ocorreram reformas e até rupturas, algumas vezes feitas até mesmo pelos próprios membros da ordem, causando divergências internas por questões teológicas ou políticas.

Perguntas interessantes