História, perguntado por antonials1, 1 ano atrás

As reformas religiosas são protestantes e católicas e interagem de tal modo que não se compreendem as suas consequências se não levarmos em conta as relações que vão se verificando ao longo do século XVI. Nesse sentido, a reação protestante ativa e antecipa mudanças que a Igreja Católica já vinha considerando. Da mesma forma, nem todas as reformas protestantes tiveram um sentido capitalista. Também, a Reforma Católica não implicava um retorno à Idade Média; e tanto católicos quanto protestantes reformistas perseguiram bruxas e bruxos (RODRIGUES, A. E. M.; FALCON, F. J. C. A formação do mundo moderno. 2ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p.121.



O fenômeno mencionado no texto acima, conhecido como reformas religiosas, representou uma nova configuração no contexto político e religioso da Europa Ocidental no século XVI. Nesse sentido, considera-se que tais reformas religiosas

Escolha uma:
a. resultaram da relação ente diferentes conflitos, que remontam a questões teológicas, políticas, econômicas e ainda à posse e exploração do Novo Mundo.
b. representaram o novo clima vivido pela Europa Ocidental no século XVI, constituindo-se em movimentos circunstanciais que responderam a interesses particulares da burguesia.
c. ocasionaram, no caso da Reforma Católica, um retrocesso político, que se refletiu na reativação do Tribunal do Santo Ofício, vinculado à Inquisição.
d. inauguraram um novo tempo na relação Estado e Igreja, ao estabelecer a separação entre política e religião, tanto no catolicismo quanto no protestantismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por dudocasousa
14
letra A, pois os processos de reforma católicas e protestantes foram determinados por vários fatores e um dependia do outro, tanto nas suas estratégias socio-políticas quanto na construção da identidade de casa movimento religioso.

dudocasousa: cada*
Perguntas interessantes