As reformas iniciadas pela Czar Alexandre II tornaram a Rússia um país de grandes contrastes. Como estava dividida a sociedade russa naquele período? *
1 ponto
A) Camponeses e nobres
B) Feudalismo e industrialização
C) Igrejas e nobres
D) Capitalismo e comunismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra "A"
Explicação:
Camponeses e nobres
espero ter ajudado ;)
Resposta:
a) Formado em 1898, o POSDR se viu dividido a partir de 1903 em dois grupos principais: os mencheviques, liderados pelo filósofo Georgi Plekhanov e por Yuly Martov; e os bolcheviques, liderados por Vladimir Lênin.
b) A principal divergência dizia respeito à forma de governo a ser adotada posteriormente à queda do czarismo. Os mencheviques defendiam a formação de um governo democrático-burguês, argumentando que esta forma de governo criaria as condições para a superação do atraso econômico vivido pelo país e que só posteriormente a revolução proletária deveria acontecer. Os bolcheviques, pelo contrário, eram favoráveis à revolução proletária imediata para derrubar o governo do Czar, já que um governo burguês seria incapaz de realizar as mudanças necessárias para modificar a situação política, econômica e social vivida pelos russos.
Ver a questão
Resposta - Questão 2
Letra c.Os investimentos que financiaram a industrialização russa no final do século XIX eram provenientes de empresas estrangeiras, principalmente empresas da Europa Ocidental.
Resposta - Questão 3
Letra a. Em 1860, o czar Alexandre II emancipou os servos, acabando com uma situação de dominação e exploração efetuada pela nobreza sobre essa classe social durante séculos.
Ver a questão
Resposta - Questão 4
Letra c. Não havia na Rússia uma burguesia forte e organizada. Devido à falta de um projeto político revolucionário próprio, desenvolvido pela classe burguesa, os partidos populares (representantes de operários e camponeses) propunham serem eles a realizar a derrubada do governo czarista e a instituir uma República, pois a burguesia era incapaz disto.