As reformas empreendidas por Francisco Campos a partir de 1931 marcaram não somente o início do processo de centralização do governo em relação à educação, como, em certa medida, sintetizaram a proposta escolanovista de uma educação obrigatória, pública, gratuita e leiga como dever do Estado, a ser implantada em programa de âmbito nacional. Os seis decretos assinados por Campos entre 1931 e 1932, além do que dispunham sobre o regime universitário e a organização da Universidade do Rio de Janeiro, trataram da organização do ensino secundário e comercial, e da criação do Conselho Nacional de Educação. Acerca da reforma Francisco Campos, julgue os itens a seguir. I A reforma do ensino secundário equiparou as escolas ao Colégio Pedro II, e estabeleceu normas de admissão de professores e inspeção do ensino. II O ensino secundário passou a ser oferecido em dois ciclos: um fundamental, de cinco anos, e outro complementar, de dois anos. III A reforma do ensino secundário deu às instituições de ensino oficial autonomia pedagógica para gestão do currículo e das práticas de ensino. Está CORRETO o que se afirma em: I e II. I e III. I, somente. II e III. III, somente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a letra (b). O poder de decisão sobre questões educacionais passou a ser de responsabilidade do governo federal, a educação passa a ser percebida como alavanca para o desenvolvimento econômico.
Explicação:
A reforma Francisco Campos promoveu uma reforma no ensino secundário, estabeleceu normas de admissão de professores e inspetores, também promoveu a divisão do ensino secundário em vários anos e em ensino fundamental e complementar, mas o complementar duram 3 anos (I e II, apenas).
A educação sempre passou por diversas mudanças, até os dias de hoje ela está mudando e irá mudar ainda mais, já que o processo educativo se adapta as necessidades da época.
Atualmente existe um movimento para permitir que alunos de ensino médio possam escolher algumas disciplinas optativas.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/16239093