As reformas educacionais implementadas no Brasil nos anos 1990 vieram na esteira de um projeto de governo, no caso, o governo Fernando Henrique Cardoso, cuja base teórica foi ancorada no neoliberalismo. O neoliberalismo propôs um conjunto de princípios a serem seguidos e a ressignificação de vários conceitos, inclusive a educação. Analise as afirmativas com relação ao conceito de educação defendida pelo neoliberalismo I. A educação é vista como um diferencial estratégico para formação de profissionais para o mercado de trabalho. II. A educação passa ela própria a ser uma mercadoria a ser comprada por quem pode pagar. III. A educação é um direito como base da superação das diferenças sociais. IV. Somente a educação consegue tirar o indivíduo da condição de pobreza. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: I, II e IV, apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Alternativa 4: I, III e IV, apenas.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Correta. A educação é considerada uma ferramenta estratégica para que ocorra a formação de profissionais visando o mercado de trabalho.
II – Incorreta. A educação não é uma mercadoria e não deve ser comprada. É um direito ao cidadão determinado pela constituição federal.
III – Correta. É um direito que se baseia em superar as diferenças sociais.
IV – Correta. É por meio da educação que se torna possível a retirada de indivíduos da pobreza.
Bons estudos!
I e II, apenas. I. A educação é vista como um diferencial estratégico para formação de profissionais para o mercado de trabalho.
II. A educação passa ela própria a ser uma mercadoria a ser comprada por quem pode pagar
Corretas I e II, livro p. 30 e 31.
" A educação é entendida não mais como um direito social , mas sim como uma mercadoria a ser consumida individualmente, portanto, quem tiver mais poder econômico "compra" uma educação de melhor qualidade."
"A retórica neoliberal adota a adequação do ensino à competitividade do mercado internacional, e é conforme a demanda do mercado que se estabelecem os objetivos e currículos educacionais. [...] O foco é o trabalhador.