Informática, perguntado por mcsky380, 7 meses atrás

As redes WAN (Wide Area Network) têm como objetivo fazer a interligação de redes de computadores, possuindo uma grande abrangência e sendo geograficamente distribuídas. Uma WAN é formada por roteadores que encaminham os pacotes de dados para os destinos corretos entre redes distintas. Para que se possa obter qualidade de serviço (QoS) em redes WAN, existem algumas técnicas, e uma delas é a utilização do MPLS (Multi Protocol Label Switching). Considerando isso, disserte sobre o funcionamento básico do MPLS.

Soluções para a tarefa

Respondido por lemoseric
7

Resposta:

O Multiprotocol Label Switching funciona, basicamente, através da adição de um rótulo aos pacotes de tráfego na entrada do Backbone. Dessa forma, tudo que é enviado para lá passa a ser caracterizado com este rótulo. Se compararmos ao processo de encaminhamento IP, a MPLS é bem mais eficiente, tendo em vista que dispensa a consulta das tabelas de routing.

Isso significa que, nas redes MPLS, os roteadores são capacitados a decidir o encaminhamento mais adequado de acordo com o conteúdo dos rótulos, evitando-se assim os procedimentos de pesquisa do roteamento convencional.

Este protocolo ainda permite a criação de redes virtuais privadas, assegurando o isolamento completo do tráfego com a criação de tabelas de labels (usadas para roteamento) únicas para cada VPN.

Além do mais, a MPLS disponibiliza os serviços de QoS — uma ferramenta que possibilita a diferenciação dos tipos de tráfegos, gerenciando-os de inúmeras formas, além de priorizar o emprego dos pacotes de voz e multimídia — indispensável para aplicações que atuam em tempo real.

Explicação:

Respondido por rafaeltoledosantos
1

As redes MPLS permitem que roteadores determinem a melhor rota baseando-se nos pacotes com rotulagem conforme eles realizam sua entrada na rede.

Sobre o MPLS

Em essência, o MPLS propõe uma maneira de criar circuitos virtuais através da utilização de rotas orquestradas por protocolos para rotear as camadas de rede a fim de gerenciar malhas de comutação específicas em cada rede de datagramas.

Este processo fundamenta-se no processamento e divisão das informações em classes de serviço (atribuindo rótulos) e realizar o encaminhamento dos dados através de rotas com estabelecimento prévio por essas classes, comutando apenas.

O nível do link é preservado. Isso significa que o MPLS pode ser usado em redes Ethernet, ATM, Frame Relay e assim por diante.

Saiba mais sobre redes Wan e MPLS em:

https://brainly.com.br/tarefa/49361791

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes