As redes de relações do cidadão do século xxi não se limitam mais a sua vizinhança. O processo de globalização expandiu essas relações, ultrapassando os limites geográficos. A tecnologia avançou muito, favorecendo não apenas as descobertas, mas o compartilhamento delas. Hoje é possível mapear o cérebro em tempo real e graças aos estudos da neurociência, sabemos muito mais sobre o funcionamento do cérebro do que nos últimos anos do século passado. Neste contexto, educação, escola, família e instituições sociais não podem dar conta do presente se não estiverem atentas ao futuro. A escola não pode distanciar-se do que acontece fora dela, pois é imenso o volume de informações que cerca os alunos. Com os aparatos tecnológicos cada vez mais acessíveis à maior parte da população dos centros urbanos, as pessoas estão conectando-se formando grandes redes de comunicação. A informação está mais disponível do que nunca, circula nos jornais, na tv, no rádio, na internet e nos celulares, numa velocidade nunca antes vista. Nesta nova era alunos trazem para sala de aula não apenas desafios cognitivos e comportamentais, mas, sobretudo, questionamentos, dúvidas e até mesmo certezas. O professor deve estar atento à importância desses meios de formação de crianças e jovens, deve estar conectado a essa realidade do mundo exterior. Mas deve estar também teoricamente embasado para mediar, de maneira eficiente, as formas de aprendizagem
Soluções para a tarefa
Ao levarmos em consideração o texto de apoio à respeito do letramento e das redes de relações estabelecidas entre os cidadãos do século XXI, podemos inferir que todas as afirmativas propostas estão corretas. Sendo assim, a alternativa correta é a alternativa 5.
Quais são os principais desafios do letramento no século XXI?
No século XXI, as mudanças tecnológicas, sociais, ambientais, econômicas e políticas têm nos forçando a redefinir o que deveria ser nossa estrutura educacional e, consequentemente, o letramento.
A discussão também se alargou dos círculos internos de especialistas e pesquisadores de currículo para o público em geral no campo da pedagogia.
Nesse sentido, o letramento no século XXI tem se voltado para questões ligadas à construção e validação do conhecimento, uma vez que as tecnologias digitais têm permitido a difusão de todo tipo de informação, deslocando formatos tradicionais de informações geralmente mais cuidadosamente curadas, tais como enciclopédias e jornais.
Outros desafios do letramento na atualidade podem incluir as dificuldades de aprendizagem não diagnosticadas, bem como a violência e a pobreza.
Completando a questão…
SILVA, LYVIA TEIXEIRA SANTOS. Tecnologia digital e neuroaprendizagem, caminhos para a superação da dificuldade de aprendizagem na alfabetização. O problema da reprovação escolar, p. 55.
Com base nesta discussão, analise as seguintes afirmações acerca do letramento digital:
I. A imprecisão do termo Letramento Digital está relacionada à diversidade de contexto e definições.
II. O letramento digital está relacionado à condição apresentada pelo indivíduo de fazer parte da Sociedade da Informação.
III. Uma definição geralmente aceita de letramento digital contempla habilidades técnicas e reflexão crítica no uso das tecnologias.
IV. Diante da diversidade de conceitos podemos pensar na existência de diferentes fases e níveis de letramento digital.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I e II, apenas.
Alternativa 2: II e III, apenas.
Alternativa 3: I, II e IV, apenas.
Alternativa 4: I, III e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.
Aprenda mais sobre o Letramento em: https://brainly.com.br/tarefa/14235104
#SPJ4