As redes de longa distância (WAN) são muito utilizadas atualmente. Seu objetivo principal é viabilizar a troca de informações (dados, voz, vídeo etc.) entre endereços geograficamente distantes. Um exemplo seria interligar as redes locais de uma empresa “matriz” (estabelecida numa cidade) e as suas filiais (que podem estar em quaisquer outras cidades do mesmo país ou até em outros países). Para que a transmissão das informações aconteça corretamente, são utilizados protocolos nas redes de longa distância, entre eles o protocolo MPLS (Multi-Protocol Label Switching). Acerca deste protocolo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Multi-Protocol Label Switching é um protocolo desenvolvido para aplicação em redes de computadores que utilizam a técnica de comutação de circuitos, e não comutação de pacotes, sendo mais rápido porque os comutadores não precisam fazer nenhum tipo de análise de endereços ou de rótulos.
( ) MPLS é um protocolo de redes WAN que opera nas camadas Física, Enlace e Rede do modelo de referência OSI, sendo por isso menos rápido e menos eficiente que uma rede TCP/IP pura, como a internet que é muito mais rápida.
( ) MPLS é um protocolo que encaminha pacotes baseados numa tecnologia de rótulos que são adicionados aos pacotes de dados. Dessa forma, a comutação na rede não é feita usando o endereço IP, mas o conteúdo do rótulo.
( ) No MPLS, os roteadores da rede são chamados de LSR (Label Switch Router) e têm a função de comutar os pacotes analisando o seu rótulo e inserir novos rótulos para que os pacotes possam ser comutados no LSR seguinte, até chegarem ao destino.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V - V.
B) F - F - V - F.
C) V - V - F - F.
D) F - F - F - V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta é A) F F V V
Explicação:
( F ) Multi-Protocol Label Switching é um protocolo desenvolvido para aplicação em redes de computadores que utilizam a técnica de comutação de circuitos, e não comutação de pacotes, sendo mais rápido porque os comutadores não precisam fazer nenhum tipo de análise de endereços ou de rótulos.
( F ) MPLS é um protocolo de redes WAN que opera nas camadas Física, Enlace e Rede do modelo de referência OSI, sendo por isso menos rápido e menos eficiente que uma rede TCP/IP pura, como a internet que é muito mais rápida.
( V ) MPLS é um protocolo que encaminha pacotes baseados numa tecnologia de rótulos que são adicionados aos pacotes de dados. Dessa forma, a comutação na rede não é feita usando o endereço IP, mas o conteúdo do rótulo.
( V ) No MPLS, os roteadores da rede são chamados de LSR (Label Switch Router) e têm a função de comutar os pacotes analisando o seu rótulo e inserir novos rótulos para que os pacotes possam ser comutados no LSR seguinte, até chegarem ao destino.